19/05/2015
BiriguiPrev agenda apresentação de seu cálculo atuarial; audiência pública acontece dia 26 na Câmara

O BiriguiPrev (Instituto de Previdência de Birigui) agendou para o dia 26 de maio a apresentação de seu cálculo atuarial. Uma audiência pública vai acontecer na Câmara Municipal, a partir das 10h.

Segundo a superintendente do BiriguiPrev, Guiomar de Souza Pazian, um atuário da Caixa Econômica Federal será o profissional responsável pela apresentação. O cálculo atuarial é a ciência que utiliza técnicas matemáticas e estatísticas de maneira a determinar o risco e retorno nos segmentos de seguros e financeiros.

O cálculo busca, por conhecimento histórico, formar o valor atual de um conjunto de fluxos de caixa no futuro, ou seja, as obrigações a pagar ou a receber em uma ou várias datas.

Embora o cálculo atuarial compreenda potencialmente tudo o que o cálculo financeiro abrange, a utilização com a qual o cálculo atuarial geralmente se identifica é o cálculo das responsabilidades dos fundos de pensões e regimes próprios de previdências”, explicou Guiomar Pazian.

Realizado no início de cada exercício, o cálculo atuarial é obrigatório, onde o profissional irá pesquisar e avaliar diversas variáveis, entre elas o valor de mercado dos ativos (NAV), expectativa de aumentos salariais dos participantes no fundo, expectativa de aumentos dos pensionistas, expectativa dos retornos futuros dos ativos do fundo, condições para aceder o fundo, contribuições esperadas para o fundo até passar à situação de beneficiário, tabela de mortalidade para os participantes do fundo, para determinar o final da condição financeira, entre outros.

Também será avaliado o valor dos benefícios atuais e dos que serão concedidos, as idades dos beneficiários, o índice médio de evolução salarial e a tábua de sobrevivência. Teremos, também, a verificação da condição atual do regime e suas necessidades futuras”, completou a superintendente do BiriguiPrev.

Após a apresentação, os presentes na audiência pública poderão tirar suas dúvidas. O BiriguiPrev atende na rua Fundadores, 355, Vila Guanabara. O telefone de contato é o 3644-6350.

Audiência Pública: apresentação do cálculo atuarial do BiriguiPrev

Data: 26 de maio

Local: Câmara de Birigui (Avenida 9 de Julho, 2.505. Jardim Stábile)

Mais informações: 3644-6350