21/05/2015
Prefeito pede a inclusão de Birigui em projetos de energia fotovoltaica do Estado

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, esteve reunido com o secretário de Energia do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, dia 20 de maio, em São Paulo, na Secretaria de Energia. O chefe do Executivo esteve acompanhado do secretário municipal de Gabinete, Dr. Tadeu Saravalli.

Pudemos fazer uma exposição da vocação econômica de Birigui. Citei a palestra ocorrida na semana passada, no Senai Birigui,realizada pelo engenheiro Marco Nascimento, que falou sobre a expansão do meio alternativo da energias renováveis e do destacado parque industrial de aquecedores solares das empresas da cidade”, explicou o prefeito.

“Birigui tem forte capacidade para atrair investimentos e desenvolvimento de projetos de Energia Fotovoltaica, tanto para o setor industrial quantopara residências, em face da grande insolação local. Queremos explorar mais este setor e exatamente por isso solicitamos esta agenda na Secretaria de Energia”, falou o prefeito Pedro Bernabé.

A Energia Fotovoltaica é a energia elétrica obtida a partir de luz solar e pode ser produzida mesmo em dias nublados. Todavia, quanto maior a intensidade de insolação, maior será a eletricidade produzida. O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas em painéis solares.

De acordo com o prefeito e com o chefe de Gabinete da Prefeitura de Birigui, o secretário estadual João Carlos Meirelles gostou da ideia de aproveitar a tecnologia já desenvolvida pelas indústrias de aquecedores solares de Birigui, fazendo conexão com a energia fotovoltaica.

“Isso poderá ser objeto de pesquisa e estudo no futuro Centro de Inovação Tecnológica, que será instalado em Birigui. Queremos fortalecer ainda mais este importante setor”, frisou o chefe do Executivo.

A reunião também contou com a participação do Chefe de Gabinete de Relações Institucionais da Secretaria de Energia, Dr. Marco Antonio Castello Branco, que será o responsável pelo acompanhamento dos projetos que Birigui poderá desenvolver no município relacionados ao setor.

Texto: Tiago Lotto