21/05/2015
CONSCIENTI: Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação toma posse

A Prefeitura de Birigui empossou na tarde desta quinta-feira, dia 21 de maio, o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o CONSCIENTI. A posse ocorreu na Fateb, das 14h às 15h, e reuniu várias autoridades. O prefeito Pedro Bernabé chegou de São Paulo momentos antes do início da solenidade e abriu oficialmente a reunião.

A professora Andréia de Alcântara Cerizza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Birigui, foi aclamada presidente. O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Renato de Bianchi, da Sedecti, foi aclamado vice-presidente e o gerente do Sebrae, Marco Aurélio Rosas, foi aclamado secretário.

Os três formaram chapa única na primeira reunião que constituiu o conselho. Os 32 presentes no encontro escolheram o trio por aclamação. “O CONSCIENTI está muito bem representado: a presidente é do setor da Educação, o vice é de um órgão público (Prefeitura) e o secretário representa o setor privado”, destacou o empresário Samir Nakad, representante da Fiesp/Ciesp.

O vice-presidente Renato de Bianchi disse que o CONSCIENTI tem como objetivo incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e à inovação, com vistas ao desenvolvimento sustentável da cidade, em apoio ao planejamento e à gestão da administração pública municipal.

A criação do conselho se fez através da lei municipal 6.014/15, publicada no último dia 18 de abril. O projeto de lei é de autoria do Executivo, que vê o conselho como um importante parceiro da administração. Este conselho é de caráter consultivo e será vinculado a Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação)”, falou o prefeito de Birigui, Pedro Bernabé.

A presidente do CONSCIENTI disse que o conselho terá variadas competências, entre elas analisar e opinar sobre os planos gerais e específicos relacionados ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação e sua aplicação no âmbito da administração, colaborar com a política a ser implantada nessa área, visando à qualificação dos serviços municipais.

Vamos, também, promover e incentivar estudos, eventos e pesquisas, identificar temas específicos da área da ciência, tecnologia e inovação que requeiram tratamento planejado, entre outros tópicos destes setores”, completou Andréia de Alcântara.

Texto e fotos: Tiago Lotto

Sonora: