22/05/2015
Vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 3 de junho; Birigui já imunizou quase 12 mil pessoas

A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada por mais duas semanas no Estado de São Paulo. O programa, que terminaria nesta sexta-feira (22 de maio), foi estendido até o dia 3 de junho para que os municípios paulistas consigam atingir a meta de vacinar 80% do público prioritário. A meta da Secretaria de Saúde de Birigui é imunizar 23.923 pessoas.

Em Birigui, 49,80% do público-alvo havia sido vacinado até a última quinta-feira (21). Até o momento, 11.913 pessoas tomaram a dose da vacina que protege contra três subtipos do vírus causador da gripe: A H1N1, A (H3N2) e influenza B, determinados pela OMS (Organização Mundial de Saúde). No município, a vacinação é aplicada nas nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Dentre os grupos prioritários à vacinação, as puérperas apresentam, até o momento, a cobertura de 58,66% com 105 doses aplicadas em mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias. Em seguida, estão os idosos, com 8.098 (58,17%) de vacinados; 1.142 trabalhadores de saúde (42,17%); 2.191 crianças de seis meses a menores de cinco anos  (36,34%); e 379 gestantes (34,83%).

PROTEÇÃO

O ideal é que a vacinação ocorra antes da chegada do inverno, pois o organismo leva de duas a três semanas para produzir os anticorpos que geram a proteção contra o vírus. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto. Por isso, é importante que as pessoas dos grupos prioritários procurem um dos postos de saúde mais próximo de casa para se prevenirem contra a doença.

“A imunização diminui os riscos de complicações, como pneumonia, hospitalizações e óbitos por doenças respiratórias, principalmente na população de maior risco que são os idosos. A vacina tem um perfil de segurança excelente. A contração de gripe e resfriados após a aplicação da dose não estão relacionadas com a vacina”, comentou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa.

A gripe inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de tosse ou dores na garganta, cabeça e muscular. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Alex Brasileiro