22/05/2015
Prefeito Pedro Bernabé recebe equipe biriguiense campeã mundial de robótica nos Estados Unidos

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, e os secretários municipais Edson Lopes (Administração) e Dr. Tadeu Saravalli (Gabinete) receberam na manhã desta sexta-feira, dia 22 de maio, a equipe Big Bang, do Sesi Birigui, que ficou entre as 10 melhores equipes do mundo no Torneio de Robótica First Lego League (FLL World Festival 2015), realizado este ano em Saint Louis, Estados Unidos.

Depois de competir com 60 equipes do Brasil e conquistar o título nacional, os alunos de Birigui disputaram o mundial com outras 106 equipes de vários países e ficaram em 9º lugar na classificação geral. Na categoria Apresentação de Projeto de Pesquisa, o time do Sesi Birigui ficou em primeiro lugar.

É a primeira vez que o Brasil conquista estas posições. Disputamos com a nata da robótica e agora fazemos parte dos 10 melhores do mundo”, comemora o técnico da equipe de Birigui, Valter Moreno, analista de suporte em informática do Sesi. Ele lembrou que o FLL World é a competição de robótica mais importante do mundo.

Nos Estados Unidos passamos por quatro critérios de avaliações. Nossos alunos superaram as expectativas, pois fizeram as apresentações eminglês e o trabalho desenvolvido pela equipe foi bastante elogiado”, explicou Moreno.

JOGO

A equipe do Sesi Birigui produziu um jogo, chamado “Fabréga”, que estimula o aprendizado das expressões algébricas. Os organizadores do mundial exigiram apresentar soluções inovadoras com o tema “O futuro da aprendizagem”, fazendo o aluno projetar e programar um robô com eficiência e estratégia.

Foram 8 meses de muito trabalho. Esse título nos Estados Unidos nos trouxe muita experiência. Até melhorei minhas notas de inglês após retornar desta viagem”, disse o estudante Vitor Hugo Melin, que trouxe perfumes e camisetas de times de futebol americano na bagagem.

Para o prefeito, a conquista é extremamente importante. “Birigui está entre os melhores do mundo na robótica. Isso é maravilhoso, pois mostra o trabalho sério e competente que está sendo feito pelos profissionais de nossa cidade”, frisou o chefe do Executivo.

Além do aluno Vitor Hugo, também foram recebidos pelo prefeito os demais integrantes da equipe: Carol Martins, Caroline Santos, Daphyne Milin, Lais Gimenez, Lara Cavalheiro, Victória Vilela, Vitor Hugo Melin e a mentora da equipe Nayara Lais.

Você pode acompanhar a apresentação da equipe de Birigui feita nos Estados Unidos . O endereço eletrônico é:

www.youtube.com/watch?v=MJpypIYnuD4&list=PLWofMl7u6XY417h4yBzT7NHeBXpc7M5zf&index=6

Texto e fotos: Tiago Lotto

A Rádio Prefeitura ouviu o professor Valter Moreno, do Sesi. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som