25/05/2015
Em um mês de funcionamento, programa Balcão de Oportunidades já ativou 237 currículos profissionais

O Balcão de Oportunidades, projeto da Prefeitura em parceria com entidades sindicais, vem alcançando resultados positivos. Em seu primeiro mês de funcionamento, o programa já ativou 237 currículos de profissionais de diversos ramos de atividades em busca de emprego, sendo que 40 foram convocados por empregadores para os processos internos de seleção. Ainda não há um balanço oficial de contratações.

O programa conta com 32 empresas cadastradas, dos segmentos de comércio, indústria, construção civil, hotelaria e restaurantes, que juntas já disponibilizaram 55 vagas de emprego. Conforme balanço divulgado pela Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), foram prestados ainda 432 atendimentos presenciais, entre ativação e cadastramento de currículos e orientações à população.

“Estamos muito satisfeitos com a rapidez com o que o projeto foi aceito pela população e também pela facilidade e agilidade na prestação dos serviços, que é totalmente gratuito”, comemorou Silvia Mestriner, secretária da Sedecti. “Todo o serviço oferecido fortalece e confirma que estamos cumprindo a proposta feita pela atual gestão, que é a valorização do cidadão”, completou.

PROGRAMA

Fruto de parceria entre a Prefeitura, Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) e o Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), o Balcão de Oportunidades entrou em funcionamento no dia 16 de abril, com o objetivo de facilitar o acesso à procura e oferta de oportunidades de capacitação e ingresso no mercado de trabalho.

Os empregadores que queiram divulgar vagas e aqueles que estão em busca de um posto de trabalho podem se cadastrar no Balcão de Oportunidades por meio do site www.balcaodeoportunidades.com/birigui/portal. Em seguida, os interessados devem comparecer na Sedecti, com documentos pessoais, para validação do currículo, que ficará ativo por 30 dias no portal. Após o período, o cadastro continuará no sistema, necessitando ser reativado.

As seleções de candidatos são de responsabilidade dos empregadores que disponibilizam as vagas. “O Balcão de Oportunidades não é uma agência de emprego, e sim um facilitador na interação entre candidatos e empregadores. O serviço não é voltado somente para as empresas, mas para aqueles que buscam um profissional prestador de serviços, como pintor, pedreiro, encanador e doméstica”, explicou Silvia.

A secretária municipal disse que a próxima fase a ser implantada no sistema do programa é a disponibilização de cursos de capacitação, a fim de qualificar as pessoas para que possam conseguir melhores colocações no mercado de trabalho. A equipe do Balcão de Oportunidades é composta por três profissionais, sendo uma psicóloga especializada na área de Recursos Humanos.

SERVIÇO

O atendimento do Balcão de Oportunidades é feito de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Sedecti, na rua Nilo Peçanha, 301, Centro. Os munícipes que não possuem acesso à internet podem solicitar o cadastramento do currículo no local. Informações 3644-5148.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Alex Brasileiro