25/05/2015
Educação recebe dois novos ônibus escolares para transporte de alunos da zona rural do município

A Prefeitura de Birigui recebeu dois novos ônibus que serão utilizados exclusivamente no transporte escolar dos alunos da rede municipal de ensino que moram na zona rural da cidade. O recurso veio do governo federal, por meio do programa “Caminho da Escola”, do Ministério da Educação. O município foi contemplado também com um micro-ônibus, que será entregue em 120 dias.

Os dois ônibus são da marca Mercedes Benz e têm capacidade para transportar 59 alunos sentados, sendo que cada um custou R$ 259.250 mil. Os veículos são equipados com cintos de segurança, bancos estofados e possuem adaptações para transporte de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida. Contam com especificações adequadas às condições de trafegabilidade nas vias rurais.

Os novos veículos foram apresentados ao prefeito Pedro Bernabé, e aos secretários de Administração, Edson Narcizo Lopes, e de Obras, Rubens Franco da Silveira, na manhã desta segunda-feira (25 de maio). “Os ônibus farão com que os alunos tenham maior conforto no transporte, além de gerar economia ao município. Importante destacar que os ônibus são apropriados para enfrentar as adversidades das estradas de terra”, comentou o chefe do Executivo.

PLANO DE AÇÕES

A secretária municipal de Educação, Sônia Regina Guaraldo, explica que a destinação dos ônibus é fruto da adesão ao PAR (Plano de Ações Articuladas), disponibilizado pelo Ministério da Educação com a finalidade de prestar apoio financeiro à execução de ações desenvolvidas para melhorias da educação básica. A verba é destinada pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Os novos veículos atenderão os alunos dos bairros rurais Baguaçu, Taquari e Córrego Fundo. “Solicitamos os ônibus com o objetivo de oferecer aos estudantes transporte escolar com segurança e qualidade no caminho entre a casa e a escola, garantindo, assim, o acesso e a permanência nas unidades dos alunos matriculados na rede municipal de ensino”, afirmou Sônia.

Segundo a secretária, os ônibus e o micro-ônibus (em fase de entrega) vão representar também economia ao município. “Com os ônibus, a Prefeitura vai assumir o transporte feito nesses três bairros rurais, diminuindo o valor pago à empresa terceirizada responsável pelo transporte escolar na cidade”, disse, ao acrescentar que está em processo de contratação motoristas e monitores para as linhas.

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Tiago Lotto

A Rádio Prefeitura ouviu a secretária de Educação, Sônia Regina Guaraldo, e o prefeito Pedro Bernabé. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som