25/05/2015
Conferência Municipal debate políticas públicas sobre segurança alimentar e nutricional

O Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) de Birigui realizou na tarde desta segunda-feira (25 de maio) a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento reuniu representantes do poder público e da sociedade civil para debaterem e aprovarem propostas para ampliar e fortalecer as políticas públicas capazes de garantir o direito humano à alimentação adequada.

O evento, que teve como lema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, foi aberto oficialmente pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvia Mestriner, que falou da importância do encontro. “Esse é um espaço privilegiado, onde poder público e sociedade se unem para avaliar e conferir as políticas importantes em âmbito municipal”.

A diretora do departamento de Agronegócios e Segurança Alimentar, Regina Biancolin, apresentou dados das ações realizadas pela Prefeitura para diminuir o risco de insegurança alimentar. “Temos 42 entidades que recebem alimentos pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e 11 pelo Banco de Alimentos, que visam a complementação alimentar adequada. Além disso, 7 mil famílias são atendidas pelo programa Fome Zero e, em média, 300 pessoas se alimentam no Restaurante Popular”, disse.

O palestrante convidado foi o gestor do PAA da Prefeitura de Araçatuba, Joel Lourenço, que fez uma avaliação dos trabalhos realizados nos últimos anos. “Considero que houve certo avanço na área de segurança alimentar, mas ainda temos muito a alcançar, como treinamentos e assistência técnica aos agricultores, e a implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que vai determinar as ações importantes para a área”, afirmou.

EIXOS

Após a palestra houve divisão de grupos para debates dos três eixos da conferência, onde os participantes elaboraram propostas que foram votadas na plenária. As sugestões serão encaminhadas para as fases regional, estadual e federal, podendo ser transformado em lei em benefício à população. Além disso, foram eleitos quatro delegados da sociedade civil e dois do poder público que defenderão as propostas criadas na conferência regional.

Texto e fotos: Rafael Lopes

A Rádio Prefeitura ouviu a diretora de Agronegócios, Regina Biancolin, e o gestor do Programa de Aquisição de Alimentos de Araçatuba, Joel Lourenço. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som