26/05/2015
Birigui tem fim de semana marcado por conquistas em várias modalidades esportivas

O esporte biriguiense continua em plena atividade e no último fim de semana participaram em várias modalidades em diversas competições. Birigui competiu nas modalidades de judô, voleibol, tênis de mesa, futebol society, basquete masculino, basquete 3X3 feminino, atletismo, malha e ciclismo.

A equipe de judô classificou-se para a final estadual do Jogos Abertos da Juventude, após conquistar a vaga na fase regional realizada na cidade de Penápolis . Os atletas Leopoldino Junior e Mateus Viana foram campeões em suas categorias. Os judocas Eduardo Seiji e Guilherme Noronha foram vice-campeões e Guilherme Kawatoko foi terceiro colocado.

A equipe do Birigui Pérola Clube/Prefeitura ficou em 6º lugar na contagem geral do torneio de judô “Prof. Massamitsu Idemori”, que contou com a participação de 21 academias dos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

No atletismo, os atletas biriguienses se classificaram para a final estadual dos Jogos Abertos da Juventude, que será realizado na cidade de Pirassununga. A fase regional ocorreu na pista de atletismo de Birigui.

Segundo a técnica, Rita Melo, este resultado é fruto de um trabalho que é realizado a muito tempo. “Essa conquista é graças ao empenho e dedicação dos membros desta excelente equipe”.

Equipe de vôlei sub19 masculina participou no domingo (24), em Penápolis, da fase regional jogando contra a equipe de Araçatuba e acabou derrotada por 2 sets a 0. A equipe é comandada pelo técnico Gilmar Ferreira Cardoso.

No tênis de mesa, Birigui participou da Liga Centro Oeste Paulista “Taça Alfredo Devienne Junior de Tênis de Mesa”, realizado na cidade de Ourinhos. A equipe de Birigui participou da competição com 27 atletas, conquistando 26 medalhas.

A equipe também conquistou vaga para final estadual dos Jogos Abertos da Juventude, com os seguintes atletas: Rafael Eduardo Simões Furlan, Tiago Agustinis Martins Junior, Lucas Bispo dos Santos, Diego Signori Fernandes e Marcelo Gutierrez Rosa.

Nos Jogos Escolares, Birigui garantiu a classificação para a final estadual mirim, que será realizada na cidade de Lins , no mês de agosto. Os atletas treinam na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Birigui e no Sesc/Birigui.

Segundo a professora Eliana Pincerato e o técnico Caio Gardenal, 100 crianças praticam tênis de mesa em Birigui. “O tênis de mesa de nossa cidade está crescendo a cada dia e considera-se uma equipe muito forte em nossa região”, destacou Eliana.

A equipe biriguiense de Basquetebol brilhou na manhã do último domingo e conquistou sua primeira vitória na Liga de Basquetebol Centro Oeste Paulista (LBC). Segundo o técnico Aloísio Rossini, o Pingo, o time conseguiu uma grande vitória sobre a equipe da cidade de Lins. O jogo foi realizado no Ginásio Municipal de Esportes de Birigui “Gigante de Fátima”.

Segundo Pingo, a partida foi muito equilibrada e decidida apenas no último quarto, quando os atletas Biriguienses tiveram uma maior concentração e converteram seus arremessos vencendo pelo placar de 45 a 41. “Estava na hora, precisávamos desta vitória, foi suada e com muita garra, tiramos um peso de nossas costas, pois a equipe vem realizando bons jogos na competição, porém perdemos os dois últimos jogos por uma diferença de apenas 6 pontos”, festejou o técnico.

Já a equipe de basquete feminino +18 participou no domingo da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Basquete 3x3 na cidade de São José do Rio Preto. As meninas de Birigui ficaram com a 4ª colocação após serem derrotadas pela equipe de Barretos, pelo placar de 18 a 15.

Na modalidade malha, a equipe do Silvares perdeu de 2 a 0 para a cidade de Castilho, neste último fim de semana. A próxima partida será na cidade de Mirandópolis , onde o responsável Claudiomiro disse que buscará a vitória para melhorar a classificação. Atualmente a equipe se encontra em 7º lugar.

Já a equipe da Secretaria de Esportes e Lazer de Birigui jogou no Centro de Lazer do Trabalhador de nossa cidade e venceu a equipe de Penápolis por 2 a 0 nos quartetos. A equipe volta a jogar no próximo fim de semana na cidade de Valparaíso.

Uma grande final marcou o encerramento da 3ª Copa da Amizade de Futebol Society, realizada nos campos do Grêmio Recreativo Padaria Santa Izabel e XV de Novembro da Vila Xavier. No masculino a equipe do XV de Novembro sagrou-se Tri-Campeã.

Já no futebol feminino da Copa da Amizade de Futebol Society a equipe de Birigui jogou contra a equipe Penápolis e venceu pelo placar de 3 a 0.

A Secretaria de Esportes e Lazer de Birigui parabeniza e agradece a todos os colaboradores, dirigentes, atletas, ao grande público presente em todas as partidas e à comissão organizadora do evento.

Aconteceu em Maringá, no Paraná, nos dias 23 e 24 de maio, o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Contra-Relógio, com a participação de aproximadamente 220 atletas das categorias infanto-juvenil, juvenil e juniores.

O atleta Leonardo Ferreira representou Birigui e terminou na 33ª colocação na prova Contra-Relógio Individual.

Texto: Alex Brasileiro e Tiago Lotto