26/05/2015
Cultura e Turismo promove nos dias 28 e 29 seleções da etapa municipal do Mapa Cultural Paulista

A Secretaria de Cultura e Turismo de Birigui promove nos dias 28 e 29 de maio a seleção da fase municipal do Mapa Cultural Paulista 2015/2016. Nos dois dias do evento serão avaliadas expressões artísticas de profissionais do município nas categorias teatro, dança, artes plásticas, música instrumental, literatura e fotografia.

Nesta quinta-feira, os escritores Lu Motta, Claudia Liranço e Cássio Betine vão expor dois poemas, duas crônicas e duas poesias, cada um, na categoria literatura. Haverá ainda projeções de imagens da peça teatral "Sobre Viventes", do grupo Os Hedonitas. As apresentações ocorrerão na Biblioteca Municipal Dr. Nilo Peçanha.

Na sexta-feira, o terminal rodoviário Pedro Sanchez y Sanchez, conhecido como rodoviária nova, será o palco das apresentações culturais. Os artistas Lu Motta, Enicler Verga, Araceli Avelhaneda, Wesley Magalhães e Cássio Betini vão concorrer na categoria artes plásticas.

Haverá ainda apresentação de dança com o grupo Em Movimento e de música instrumental com a Banda B. Na categoria de fotografia, haverá exposição de fotos de Cássio Betine e Tatiane de Freitas. Nos dois dias, a seleção terá início a partir das 19h. A população pode prestigiar os artistas locais, sendo a entrada gratuita.

A coordenadora de Turismo, Teka Betine, explica que os participantes serão avaliados por júris técnicos compostos por profissionais de cada categoria. Os selecionados irão disputar a fase regional que acontecerá no segundo semestre, em data e local a serem divulgadas pela organização do Mapa Cultural Paulista.

O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado e realizado em parceria com os municípios paulista, com o objetivo de fomentar as produções culturais do interior e mapear as diversas vertentes artísticas. Além disso, projeto promove o intercâmbio cultural.

Texto: Rafael Lopes