28/05/2015
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado organiza a Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Birigui, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, programou atividades para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Variadas atividades serão desenvolvidas pelo Executivo de 29 de maio a 03 de junho. “O principal objetivo é conscientizar os moradores de Birigui e os alunos da rede municipal de ensino sobre a importância da preservação do meio ambiente”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, André Branco.

As ações da Secretaria de Meio Ambiente receberão apoio da Polícia Ambiental, da Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Conscienti, o vereador Valdemir Frederico, o Vadão, autor do projeto de lei que instituiu em Birigui o Dia Municipal de Conscientização Ecológica do projeto Eco-Birigui (hoje Lei Municipal 6.016/2015) e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Na reunião que definiu as atividades da Semana do Meio Ambiente, ocorrida recentemente na Fateb, participaram os secretários municipais André Branco (Meio Ambiente), Silvia Mestriner (Sedecti), Tiago Contador (Comunicação), o secretário adjunto de Cultura, Marcos Tinarelli, o diretor do departamento de Desenvolvimento Sustentado e Educação Ambiental, Marcio Soares, o chefe de proteção de Meio Ambiente, Benedito Dafé, o vereador Vadão, a presidente do Conscienti, professora Andréia de Alcântara Cerizza, e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Renato de Bianchi.

É um evento muito importante, pois o tema Meio Ambiente é de interesse de todos. A Prefeitura busca, com suas ações, conscientizar a população sobre a importância do tema”, comentou o diretor de Educação Ambiental, Márcio Soares.

PALESTRAS

A Secretaria de Meio Ambiente realiza nesta sexta-feira, dia 29 de maio, a palestra “Resíduos”. Atendendo pedido do Rotary, o educador ambiental Márcio Soares irá palestrar na sede do Rotary Club de Birigui, às 20h.

Já no dia 18 de junho, a Prefeitura, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Birigui promoverão uma palestra técnica com o tema “Reuso da água da chuva”. O evento será no auditório do Senai, às 19h30. Outras informações sobre a Semana do Meio Ambiente: 3641-9938.

Confira abaixo a programação da Semana do Meio Ambiente 2015:

Dia 29 de maio (sexta-feira)

20h - Palestra com o tema “Resíduos”, no Rotary Club de Birigui.

Dia 01 de junho (segunda-feira)

10h - Bate papo com alunos da escola municipal Drº Gama, a partir das 10h. Estudantes entre 9 e 12 anos farão parte de um diálogo saudável com o diretor de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentado, Márcio Soares, e profissionais da Polícia Ambiental.

14h – Revegetação da Praça Paineiras, com participação dos alunos do projeto Sementes do Bem, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Polícia Ambiental.

Dia 02 de junho (terça-feira)

14 h - Com saída da Fateb, os alunos do projeto Sementes do Bem conhecerão a Flora Tietê, que mantém em Penápolis um viveiro de mudas nativas, atuando com o reflorestamento daqueles que utilizam madeira.

Dia 03 de junho (quarta-feira)

8h e 14h - Um grupo de 60 alunos da escola municipal Leonor Chaim Cury, integrantes do projeto Consciência Limpa, desenvolvido pela prefeitura, irão até o Aterro Sanitário de Birigui para conhecer o processo de descarte de resíduos.

Dia 18 de junho (quinta-feira)

Palestra sobre o “Reuso da água da chuva” às 19h30, no Senai.

Texto e Foto: Tiago Lotto