28/05/2015
Birigui realiza levantamento epidemiológico em saúde bucal; mais de 600 residências foram visitadas

Birigui foi um dos municípios da região selecionados para participar do programa SB São Paulo (Saúde Bucal de São Paulo), que realiza um amplo levantamento epidemiológico em saúde bucal. Este estudo contou com o financiamento do Ministério da Saúde e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), além da logística e coordenação da Secretaria Estadual de Saúde e Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

O programa recebeu, ainda, apoio técnico científico de todas as Faculdades Públicas de Odontologia do Estado de São Paulo e do Comitê Técnico Assessor em Vigilância em Saúde Bucal do Ministério da Saúde/Faculdade de Saúde Pública da USP.

O SB São Paulo permite que sejam conhecidas as diferentes condições bucais, como cárie, doença periodontal, má oclusão e o uso e necessidade de prótese, explicou a diretora do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Drª Maria Ester Gumerato.

Segundo ela, os dados caracterizam o perfil socioeconômico, a utilização de serviços odontológicos, a autopercepção e os riscos à saúde bucal. A pesquisa foi iniciada em janeiro de 2015, com a realização de um curso teórico e um treinamento prático dos profissionais envolvidos”, disse a diretora.

Dois bairros foram sorteados para a realização da pesquisa: Silvares e Jandaia. Profissionais de saúde da Prefeitura de Birigui visitaram 683 domicílios para formação de uma amostra constituída de 30 jovens de 15 a 19 anos, 32 adultos de 35 a 44 anos e 27 idosos acima de 65 anos, totalizando 89 pessoas.

Os voluntários receberam a visita de um cirurgião dentista e de uma auxiliar em saúde bucal da rede pública, que realizaram um exame clínico bucal detalhado e um questionário social. A coleta de dados foi encerrada no mês de abril e os dados obtidos já foram enviados para São Paulo. Os resultados obtidos serão divulgados pelos órgãos envolvidos na pesquisa”, falou a secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio.

O trabalho em Birigui foi desenvolvido por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, formada pelas dentistas Maria Ester Gumerato e Daniele Amantea Careta, pelo cirurgião dentista Kélio Garcia Silva, pela auxiliar em saúde bucal Clarice de Almeida Prado e pelas agentes Silvana e Maria Helena. Queremos agradecer a colaboração da população, que contribuiu com mais uma ação de saúde do nosso município”, salientou a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Departamento de Odontologia