29/05/2015
2º Fórum de Políticas Culturais acontece em Birigui neste sábado; evento é aberto ao público

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realiza neste sábado, 30 de maio, o 2° Fórum de Políticas Culturais de Birigui. O evento dá sequência à elaboração do Plano Municipal de Cultura com visão decenal (2016-2025). O fórum começa às 8h30 e acontece na Biblioteca Municipal “Dr. Nilo Peçanha”, que fica na avenida Governador Pedro de Toledo, Centro, com entrada franca.

Após sua elaboração, o plano deverá ser aprovado posteriormente pela Câmara Municipal e apresentado ao MinC (Ministério da Cultura) para cumprimento do Acordo de Cooperação, firmado entre a União e o Município em 20 de dezembro de 2013, acordo este autorizado pela lei municipal nº 5.736 de 21 de Outubro de 2013.

A organização do 2° Fórum de Políticas Culturais de 2015 tem a participação conjunta da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Políticas Culturais. No evento serão apresentadas as propostas elaboradas no 1º Fórum, realizado nos dias 27 e 28 de março, que foram analisadas e sistematizadas por uma comissão específica. Logo após haverá discussão e apresentação de novas propostas e sugestões.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, que é o coordenador do Plano Municipal, Lino Tonsig, o fórum é a instância que permite à comunidade a discussão e a construção democrática das diretrizes, ações e metas para o setor cultural para os próximos dez anos.

"A cultura da cidade não é feita pelos gestores do município, mas sim pelas pessoas da comunidade e, para tanto, a comunidade deve apresentar seus anseios para que a gestão pública possa caminhar de encontro a esses seus desejos", comentou o secretário.

Texto: Alex Brasileiro

Foto: Rafael Lopes