29/05/2015
Secretaria de Assistência Social participa de seminário de captação de recurso incentivado

A convite do Instituto Articulação Social Agires e da empresa AES Brasil, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social participou nesta quinta-feira, 29 de maio, em Lins, de um seminário sobre a capitação de recurso incentivado. O recurso é emitido como uma porcentagem do IR (Imposto de Renda) declarado de pessoa física ou jurídica.

Participaram do evento a representante do corpo gestor da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Patrícia Guerreiro, a assistente social da pasta, Regina Doná, e o presidente do CMI (Conselho Municipal do Idoso), Alex Brasileiro.

Esta parcela do IR é de 1% para pessoa jurídica e de 6% para pessoa física, sendo as quantias destinadas a projetos sociais, direcionados para o Fundo da Criança e do Adolescente e Fundo do Idoso”, explicou Alex Brasileiro.

Segundo ele, o foco do encontro foi para a regulamentação do Fundo do Idoso das cidades convidadas. “O evento esclareceu sobre a documentação e posterior auxílio na elaboração de projetos voltados a pessoa idosa”, frisou o presidente do Conselho do Idoso.

Para o gerente de projetos da Agires, Sidnei Magalhães, os municípios estão em processo de envelhecimento e existe a possibilidade de captar recursos do IR na mesma proporção do que é feito para crianças e adolescentes.

A busca destes recursos tem um trâmite de ética e transparência, pois é necessário que seja apresentado projeto com diagnóstico, cronograma, valores e realização”, destacou Sidnei.

Os organizadores do evento querem apoiar projetos que contribuam com o desenvolvimento da sociedade. “Essa parceria é uma maneira de incentivar não apenas o poder púbico, mas as demais empresas privadas a contribuir também”, disse a analista de sustentabilidade da AES Tietê, Maria Giselda dos Santos.

Texto: Alex Brasileiro e Tiago Lotto

Fotos: Alex Brasileiro

A Rádio Prefeitura esteve no evento e falou com o gerente de projetos da Agires, Sidnei Magalhães, que destacou a nescessidade de informação aos conselhos, a analista de sustentabilidade da AES Tietê, Maria Giselda dos Santos, destacou que espera incentivar outras empresas em apoiar as causas em benefício da pessoa idosa. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som