A Secretaria de Cultura e Turismo de Birigui realizou nos dias 28, 29 e 30 de maio a seleção da fase municipal do Mapa Cultural Paulista 2015/2016, programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo cujo objetivo é fomentar a produção cultural independente e promover a difusão de espetáculos de diversas linguagens artísticas com origem no interior ou litoral do Estado.
Nos três dias do evento foram avaliadas expressões artísticas de profissionais do município nas categorias dança, artes plásticas, música instrumental, literatura e fotografia.
Para o prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, a cultura se transformou desde a criação da Secretaria Municipal e está mostrando sua cara. “A realização destes eventos em espaços diferenciados mostra que estamos levando a cultura para perto da população. Nosso objetivo é promover mais eventos em espaços alternativos, e, também, expandir isso para os bairros”, falou o chefe do Executivo.
No primeiro dia do evento, na Biblioteca Pública Municipal “Dr Nilo Peçanha”, foram avaliados por dois especialistas convidados as seis obras literárias inscritas, entre contos, crônicas e poemas. Foram selecionadas as obras das escritoras Lu Motta e Cláudia Liranço.
O anúncio dos classificados ocorreu na sexta-feira, dia 29 de maio, no terminal rodoviário Pedro Sanchez y Sanchez, a conhecida “Rodoviária Nova”. O prefeito Pedro Bernabé e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Lino Tonsing, abriram oficialmente o evento. O terminal se transformou em um grande palco para apresentações culturais.
Os artistas Lu Motta, Wesley Magalhães e Cássio Betini foram classificados na categoria artes plásticas. Na dança, o grupo “Em Movimento” passou para a fase regional, assim como a Banda B, que se classificou na categoria música instrumental. Já na categoria fotografia, foram classificados Cássio Betine e Tatiane de Freitas.
A peça teatral “Sobre Viventes”, da Cia Teatral os Hedonistas, foi apresentada no sábado, dia 30, no Teatro Popular do Sesi, e recebeu o aval para a participação da Fase Regional. Após a conclusão desta etapa, os selecionados disputarão a Fase Regional que acontecerá neste segundo semestre, em data e local a serem divulgadas pela organização do Mapa Cultural Paulista.
“O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa que promove o intercâmbio cultural. O programa é dividido em quatro fases: municipal, regional, estadual e circulação. Cada etapa tem duração de um semestre. Com isso, cada edição é realizada ao longo de dois anos”, completou o secretário municipal de Cultura, Lino Tonsing.
Comunicação Prefeitura
Texto: Alex Brasileiro e Tiago Lotto
Fotos: Tiago Lotto
|