01/06/2015
2º Fórum de Políticas Culturais finaliza plano decenal; documento será encaminhado às autoridades

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou neste sábado, 30 de maio, o 2° Fórum de Políticas Culturais de Birigui. O evento deu sequência à elaboração do Plano Municipal de Cultura com visão decenal (2016-2025). O fórum aconteceu na Biblioteca Municipal “Dr. Nilo Peçanha” e contou com a presença do prefeito de Birigui, Pedro Bernabé.

O chefe do Executivo destacou a importância deste documento para o futuro da cultura da cidade. “Está nas mãos de vocês pensarem cultura para os próximos dez anos e não deixar esse avanço cultural, que já é notado na cidade, parar. A cultura é importante para a formação do cidadão e necessária para a sociedade num todo”, frisou Pedro Bernabé.

O documento contempla diretrizes, prioridades, estratégias, objetivos, metas e ações para os próximos dez anos na área cultural do município, sendo ele o instrumento de planejamento público sistematizado a partir dos diversos processos de acúmulo realizados pela Secretaria de Cultura e pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, o documento ainda terá sua formatação e aprovação final pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais. “Depois disso vamos enviá-lo ao Executivo. Assim que aprovado, também será enviado ao Legislativo. Ele expressa as vontades da comunidade em relação a área cultural”, completou o secretário.

Texto: Alex Brasileiro e Tiago Lotto

Fotos: Vagner Monteiro