01/06/2015
Semana do Meio Ambiente de Birigui inicia com palestra educativa e plantio de árvores no Paineiras

A Semana do Meio Ambiente teve início oficialmente nesta segunda-feira (1º de junho), com palestra educativa e plantio de árvores nativas realizadas pela Prefeitura de Birigui. Pela manhã, cerca de 100 alunos do quarto e quinto anos do ensino fundamental da escola municipal Professor Doutor Gama assistiram à palestra sobre a interação do ser humano com o meio ambiente, ministrada pelo cabo PM Fabrício Tavares de Souza, da Polícia Ambiental de Birigui.

Por meio de vídeos educativos, o policial ambiental falou sobre a conservação do solo e poluição da água e do ar. “Nosso objetivo foi fazer com que as crianças reflitam como elas podem ajudar a minimizar as ações devastadoras ao meio ambiente”, explicou. A estudante Beatriz Freitas Ferreira, 10 anos, gostou da palestra. “Aprendi que o meio ambiente é muito importante para nossa vida e que se não cuidarmos direito, nós mesmos vamos sentir o prejuízo”, comentou.

PLANTIO

No período da tarde, adolescentes do projeto Sementes do Bem, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, participaram do plantio 31 mudas de árvores nativas na praça do bairro Paineiras. No entorno da praça foram plantadas as espécies ipês branco, amarelo, roxo e rosa; angico vermelho; novateiro; araçá; canafistula; jequitibá; palmeira jerivá; aroeira pimenteira; e pau viola.

A ação contou com a participação do prefeito Pedro Bernabé, do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, André Branco, o vereador Valdemir Frederico, o Vadão, e a Polícia Ambiental de Birigui. “Essa é uma atitude de conscientização nobre e importante para os dias atuais. Cabe a vocês, jovens, fazerem ações como essa (plantio de árvores) para melhoria do meio ambiente”, destacou o chefe do Executivo.

PROGRAMAÇÃO

A Semana do Meio Ambiente continua nesta terça-feira com visita técnica em Penápolis. Os alunos do projeto Sementes do Bem conhecerão a Flora Tietê, associação que mantém um viveiro de mudas nativas, atuando com o reflorestamento. Para encerrar a programação, na quarta-feira, alunos da escola municipal Leonor Chaim Cury vão até o aterro sanitário de Birigui para conhecer o processo de descarte dos resíduos sólidos.

Texto e fotos: Rafael Lopes