02/06/2015
Mais de 10 mil candidatos fizeram as provas dos dois concursos públicos da Prefeitura de Birigui

A Prefeitura de Birigui aplicou no último domingo (31 de maio) as provas dos dois concursos públicos para preenchimento de 300 vagas em 45 cargos disponíveis, mais cadastro reserva de educador de auxiliar de oficina curricular. O certame recebeu um total de 16.754 inscrições, sendo que 10.109 candidatos compareceram para fazer as provas que foram aplicadas em dois períodos, conforme a Aplicativa Assessoria.

No período da manhã, dos 7.722 inscritos em 21 cargos, 3.128 não compareceram para fazer as provas objetivas. O percentual de abstenção foi de 40,51%. Já no período da tarde, dos 9.032 inscritos nas 25 funções restantes, 38,94% faltaram, o que corresponde a 3.517 candidatos. As avaliações ocorreram em 12 escolas municipais, nove estaduais, uma particular e duas faculdades.

A Secretaria Municipal de Administração informou que a realização das provas transcorreu de forma tranquila, sem intercorrências graves. Os gabaritos serão divulgados na próxima quarta-feira (3 de junho) após as 14h, e poderão ser encontrados no site www.aplicativaassessoria.net, no endereço eletrônico da Prefeitura de Birigui (www.birigui.sp.gov.br) na seção concursos, ou ainda no saguão do Paço Municipal. A classificação deve ser publicada no dia 3 de julho.

PRÁTICA

Haverá prova prática para os cargos de borracheiro, carpinteiro, cozinheira, eletricista de autos e encanador. Candidatos aos cargos de auxiliar de serviços gerais – feminino e masculino —, coletor de lixo, leiturista, servente de escola e agentes comunitários de saúde e de combate a endemias farão teste de aptidão física. Candidatos aos cargos de educador e professor de educação infantil passarão por avaliação de títulos.

Será considerado habilitado na prova objetiva o candidato que obtiver total de pontos igual ou superior a 50. A previsão é que o edital de convocação para a prova prática e o teste de aptidão física seja publicado no dia 12 de julho nos endereços eletrônicos da Aplicativa Assessoria e da Prefeitura, e em jornal de circulação regional, contendo informações quanto aos horários e locais de realização.

Os concursos terão validade de dois anos, contados da data de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogados por igual período, a critério da administração municipal.

Texto e fotos: Rafael Lopes