02/06/2015
Secretário estadual de Turismo atende representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

O secretário de Cultura e Turismo de Birigui, Lino Tonsig, e a coordenadora de Turismo, Teka Betine, participaram na manhã desta terça-feira (2 de junho), em Araçatuba, do Gabinete Itinerante da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. A ação foi criada com o objetivo agilizar encontros com agentes públicos do setor para facilitar o desenvolvimento da atividade turística do estado. O encontro contou com a presença do secretário estadual da pasta, Roberto de Lucena.

Na oportunidade, foram apresentados os programas realizados pela secretaria estadual, como Roda SP, Festival Sabor São Paulo, Melhor Viagem SP, entre outras, que os municípios podem aderir. Na sequência, Lucena falou sobre o turismo paulista. “Temos uma política bastante definida para o fomento do Turismo. Se colocarmos o turismo na agenda econômica, vamos nos dar conta de que temos exatamente um grande vetor de desenvolvimento da economia”, afirmou.

Em entrevista à Rádio Prefeitura, o secretário estadual destacou a importância de Birigui para o setor turístico de São Paulo. “Birigui é uma cidade estruturada e organizada, com uma economia pujante, sendo um dos carros chefes da região. Além de todas as frentes que são de potencial consolidado, também tem no turismo uma grande alternativa (de negócio) e nós estamos com toda a disposição em apoiar as iniciativas e ajudar no desenvolvimento do turismo da cidade”.

AVALIAÇÃO

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, disse que o encontro foi positivo. “O gabinete itinerante trouxe uma radiografia sobre o funcionamento da Secretaria de Turismo do Estado, e as oportunidades que nós temos para fazermos uso de todos os programas disponibilizados aos municípios. Foi importante também porque tivemos contato com o secretário e com a Amitur (Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico)”, frisou.

Tonsig observou que o município tem vocação para o turismo de negócios, mas com potencialidade em outras áreas, como a cultural, rural e também gastronômica, que estão sendo valorizadas. “Vamos formar o Conselho Municipal de Turismo, institucionalizar o setor e deixar todas as leis municipais adequadas à estrutura do Estado para que possamos manifestar o desejo de ser município de Interesse Turístico e possamos usufruir dos recursos que o estado tem a disponibilizar”, completou.

Texto e fotos: Rafael Lopes

O secretário estadual Roberto de Lucena e o secretário municipal Lino Tonsing falaram à Rádio Prefeitura. Ouça abaixo.

Sonora:
Baixar Som