03/06/2015
Semana do Meio Ambiente: crianças visitam o Aterro Sanitário e realizam plantio de mudas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado encerrou nesta quarta-feira, dia 3 de junho, a Semana do Meio Ambiente 2015. Alunos da Escola Municipal Leonor Chain Cury visitaram o Aterro Sanitário de Birigui, onde plantaram mudas de eucalipto e receberam orientações sobre a destinação do lixo doméstico.

Na escola, no período da manhã, cerca de 25 crianças do 5º ano da escola participaram de palestra sobre a importância de separar o lixo. “Apesar de não termos uma coleta seletiva oficial, Birigui dispõe de catadores de recicláveis que contribuem neste serviço”, observou o diretor do departamento de Desenvolvimento Sustentado e Educação Ambiental, Marcio Soares.

Na sequência, as crianças foram até o Aterro Sanitário de Birigui, onde puderam visualizar todas as orientações que receberam em sala de aula, principalmente sobre o processo realizado para que o lixo doméstico não agrida o meio ambiente.

Finalizando as atividades, o diretor levou as crianças para plantar uma muda de eucalipto. “Todas as salas de aula que visitam o aterro são convidadas a plantar uma muda. É uma forma de conscientizar e mostrar que eles contribuem diretamente com a qualidade de nosso meio ambiente”, explicou Marcio Soares.

Já no período da tarde, outra turma do 5º ano da escola teve agenda no aterro. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, as visitas no Aterro Sanitário ocorrem constantemente, durante todo o ano, independente da programação da Semana do Meio Ambiente.

Para os organizadores, o evento atingiu seus objetivos. “Conscientizar a população, principalmente os jovens estudantes, é fundamental para um meio ambiente saudável e preservado”, comentou o secretário municipal interino de Meio Ambiente, André Branco.

Texto: Alex Brasileiro e Tiago Lotto

Fotos: Alex Brasileiro

A Rádio Prefeitura falou com o diretor do departamento de Desenvolvimento Sustentado e Educação Ambiental, Marcio Soares, que explicou sobre as atividades. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som