03/06/2015
Dois pratos típicos de Birigui estão classificados para a final do 3º Festival Gastronômico Sabor SP

Os pratos culinários Vaca do Simpatia, do Mané Simpatia, e o Bolinho de Abóbora Cabotia com Ragú de Rabada, do Bar Barão, vão representar Birigui na etapa final do 3º Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, na capital paulista, em novembro. Os finalistas vão expor e vender os produtos a um público estimado de 50 mil pessoas e terão os pratos típicos publicados no Guia Turístico Gastronômico do Estado. Os estabelecimentos competiram com o apoio da Prefeitura de Birigui.

A seletiva aconteceu na noite desta terça-feira (2 de junho), no Senac, em Araçatuba. Ao todo, dez pratos da região disputaram quatro vagas. Os dois pratos biriguienses foram escolhidos por um júri especializado e pelo voto popular. Foram classificados ainda para a final um quitute de Araçatuba e um de Bilac. Outros dois pratos de Birigui participaram do evento – Hot Berinjela, do Yak Sushibar, e o Pirão de Filé de Corvina com Legumes, do Peixe Frito.

O festival começou às 15h, com uma aula de gastronomia aberta ao público com a chef madrinha do evento Dani Padalino, que ensinou técnicas e preparou quatro pratos – bolinho de arroz, bem-casado de lombo, feijão-tropeiro e torta de maçã com massa folhada. Onze servidores da Prefeitura de Birigui participaram da atividade. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, e a coordenadora de Turismo, Teka Betine, participaram da degustação dos pratos à noite.

O evento contou ainda com a participação do produtor de Birigui Ronivaldo Pinheiro, que fez demonstração do palmito de pupunha que ele planta, produz e faz processamento em conserva em sua propriedade no bairro rural Córrego Fundo. Ele possui 45 mil pés plantados e toda a produção é feita de forma sustentável. O convite para o produtor participar do festival foi feito pela Secretaria de Turismo do Estado, por indicação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

VALORIZAÇÃO

Para o secretário de Cultura e Turismo, o festival valoriza a gastronomia da cidade em âmbito estadual. “O festival apresenta novas possibilidades turísticas até então não exploradas pelo município. Birigui não é privilegiada pela sua paisagem natural, mas tem vocação para o turismo de negócios por ser polo calçadista, atraindo famílias para as compras. E a gastronomia veio agora para somar e gerar novos negócios”, comentou Tonsig, relembrando que os estabelecimentos Mané Simpatia e Bar Barão também foram selecionados para a final do festival no ano passado.

O Festival Gastronômico Sabor de São Paulo é uma iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado em parceria com a Revista Prazeres da Mesa. O objetivo é percorrer cada uma das 15 macrorregiões turísticas do Estado em busca de tudo aquilo que é mais saboroso e mais característico na culinária regional. Informações sobre o festival podem ser obtidas pelo endereço eletrônico www.sabordesaopaulo.com.br.

Texto e fotos: Rafael Lopes