03/06/2015
Prefeito Pedro Bernabé visita ação do “Sorriso Feliz” na escola Prof. Luciano Augusto Canellas

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, visitou nesta quarta-feira, dia 3 de junho, uma ação do projeto “Sorriso Feliz – Saúde da Boca na Primeira Infância” que ocorreu na escola municipal de período integral Prof. Luciano Augusto Canellas, que fica no Vista Alegre.

O projeto é desenvolvido em parceria, envolvendo a Unesp Araçatuba e a Prefeitura de Birigui. A FOA (Faculdade de Odontologia de Araçatuba) e as secretarias municipais de Saúde e Educação uniram forças para o desenvolvimento de ações integradas que visam fortalecer a saúde bucal dos estudantes do município.

Este é o primeiro passo na primeiríssima infância para uma vida sem cáries e que pode estender-se sem dificuldades para crianças de 5 a 9 anos. Uma equipe com dentista, agentes de saúde e estudantes de odontologia visitam as salas de aula e fazem um raio-x da saúde bucal das crianças”, explicou Wilson Galhego Garcia, Professor Doutor da FOA, da Disciplina de Projetos Especiais.

Segundo o prefeito, a ação é inédita, pois envolve trabalho integrado das secretarias de Saúde e Educação. “O que antes era feito somente nas UBSs, agora também é feito nas escolas. Esta parceria com a Unesp só traz benefícios aos munícipes, pois as crianças levam o que aprenderam sobre saúde bucal para seus pais”, comentou Pedro Bernabé.

Antes de visitar as salas de aula, os agentes de saúde das UBSs de Birigui passaram por treinamentos com os profissionais da FOA-Unesp. “Após a avaliação da equipe de saúde bucal, a educadora e a direção da escola terão em mãos uma cópia da lista com as anotações de cáries de seus alunos, o que possibilita avisar os pais sem atrasos”, explicou Wilson Galhego.

A diretora da escola Canellas, Sandra Maria de Carvalho Valera, disse que a ação é muito importante. “Achamos que sabemos tudo sobre escovação, porém não sabemos. O projeto traz orientações extremamente importantes. Temos, na escola, uma rotina de escovação e orientar como fazê-la corretamente é uma das funções do professor”, salientou ela.

Texto e fotos: Tiago Lotto

A Rádio Prefeitura ouviu o professor Wilson Galhego e a diretora da escola, Sandra Valera. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som