03/06/2015
Prefeito Pedro Bernabé participa de ação do projeto “Educação Empreendedora”

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, participou na manhã desta quarta-feira, dia 3 de junho, do preparo de mini pizza do projeto Educação Empreendedora, desenvolvido pela Prefeitura e Sebrae. O projeto acontece nas duas escolas municipais de período integral da cidade: Prof. Luciano Augusto Canellas, no bairro Vista Alegre, e Profª Ruth Pintão Lot, no João Crevelaro.

O chefe do Executivo foi recebido pela diretora da escola do Vista Alegre, Sandra Maria de Carvalho Valera. O prefeito foi convidado pela professora Hellen de Freitas Boscaro para preparar mini pizza com os alunos. “Aceitei o desafio. Apesar de prática nas mãos para desenvolver minha profissão de dentista, tive que receber várias orientações para montar a pizza. Foi muito empolgante sentir a vibração e a vontade das crianças em aprender”, salientou Pedro Bernabé.

O projeto de Educação Empreendedora é desenvolvido por meio do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae. “É um curso presencial que capacita os professores do ensino formal para que vivenciem com os alunos comportamentos empreendedores. Levamos para a sala de aula e o aluno leva para os pais”, explicou a diretora da escola Canellas, Sandra Valera.

Após a implantação do projeto, vários pais de alunos empreendedores passaram a ganhar uma renda extra com a produção de doces, mini pizzas e artesanatos. “Vários pais nos procuraram para mais informações e detalhes de como comprar, produzir, aplicar preço e vender”, frisou a diretora.

Segundo a professora Hellen, os alunos foram orientados sobre todo o processo envolvendo a produção do produto. “Orientamos sobre cálculos, compra de produtos, manejo, estudo de preços, entre outros. O aluno vira, de fato, um empreendedor mirim”, comentou a professora.

O objetivo do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos na Prefeitura de Birigui pretende levar o empreendedorismo para crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. “Além de estimular a atitude empreendedora, o programa desperta na criança a iniciativa na busca de autonomia, possibilitando a eles uma nova consciência de mercado, incentivando para a atividade empreendedora na vida adulta”, falou o prefeito.

Segundo ele, o projeto desafia o estudante a raciocinar e a buscar aprender de forma sólida conceitos, conhecimentos e técnicas que o ajudam a resolver problemas do dia a dia com os quais ele terá de lidar na vida profissional.

Texto e fotos: Tiago Lotto

A Rádio Prefeitura falou com a diretora da escola Sandra Maria de Carvalho Valera, e com a Professora Helen de Freitas Boscaro, que explicou sobre a atividade. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som