03/06/2015
Prefeitura entrega reforma do Velório da Saudade realizada em parceria com a iniciativa privada

A Prefeitura de Birigui entregou na tarde desta quarta-feira (3 de junho) a reforma do Velório Municipal da Saudade. O local passou por uma ampla revitalização, após 35 anos de construção, para oferecer melhor prestação de serviço à população. As obras foram concretizadas graças a parceria firmada pelo Executivo com as quatro funerárias que atuam no município. O velório foi construído entre os anos de 1977 e 1978 pelo Lions Clube.

O prefeito Pedro Bernabé enalteceu a parceria realizada com as funerárias e agradeceu o apoio. “Essa foi uma parceria público-privado muito interessante. Estamos hoje apenas reabrindo o espaço existente, que vai oferecer mais dignidade e conforto à população. Houve um pouquinho de demora para reabrir o espaço porque decidimos fazer uma remodelação geral, como reforma da calçada e da praça para segurança da população”, destacou.

Em nome das funerárias, o empresário Gustavo Cardassi agradeceu a Prefeitura pela transferência com que foi solicitada a parceria para a reforma do velório. “Entendemos que era a nossa obrigação ajudar, por ser um espaço que é disponibilizado gratuitamente ao cidadão. As empresas fizeram a sua parte e a Prefeitura também fez o que estava combinado. Espero que essa nova estrutura atenda a população de forma geral com qualidade”, disse.

Participaram da solenidade o vice-prefeito de Birigui, Antônio Carlos Vendrame, os representantes das funerárias parceiras, o presidente do Lions Clube, Gumercindo Batagella, o presidente da Acib, Maurício Pazian, secretários municipais e vereadores, além de alguns munícipes.

REFORMA

Pelo convênio, as empresas São Judas Tadeus, Bom Pastor, Uniplanos e Cardassi entraram com os materiais e mão de obra necessários para execução da reforma geral dos banheiros, adaptação de banheiro para portadores de necessidades especiais; troca de pisos e azulejos, pintura interna, instalação de novos ventiladores e luminárias, entre outros. A revitalização foi orçada em mais de R$ 44 mil, que foi dividido entre as quatro funerárias.

A administração municipal fez o calçamento do espaço com aplicação de piso tátil, limpeza das calhas coletoras de águas pluviais, troca da iluminação e pintura dos assentos da praça ao lado do velório, pintura externa do prédio, remoção dos entulhos e construção de uma lombofaixa para oferecer maior segurança aos pedestres e usuários do velório municipal. O Executivo ainda instalará climatizadores no local. A compra dos equipamentos estão em fase de licitação.

Texto e fotos: Rafael Lopes