09/06/2015
Prefeito participa da inauguração do novo complexo de clínicas odontológicas da Unesp Araçatuba

O prefeito Pedro Bernabé participou da inauguração do novo e moderno complexo de clínicas da FOA (Faculdade de Odontologia de Araçatuba) da Unesp (Universidade Estadual Paulista). O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira, 8 de junho.

Pedro Bernabé foi convidado especial da Unesp, já que foi ele o responsável pela idealização da construção do complexo. Em 2011, quando o prefeito de Birigui era o diretor da instituição, a pedra fundamental da obra foi instalada e o projeto foi intitulado de “Odontologia do Futuro”.

A solenidade contou com a presença do reitor da Unesp, Prof. Dr. Julio Cezar Durigan e do secretário estadual de Educação, Prof. Dr. Herman Jacobus Cornelis Voorwald. Eles foram recebidos pela diretora da FOA, Prof. Dra. Ana Maria Pires Soubhia, e pelo vice-diretor, Prof. Dr. Wilson Roberto Poi.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Rubens da Silveira (Obras), Amilcar Branco (Esportes), Lino Tonsing (Cultura), Tiago Contador (Comunicação) e a primeira-dama Marilene Galera Bernabé (Assistência Social). Os vereadores Gilmar Treco Cavaca e Hebe Cervelati representaram o Legislativo biriguiense.

A Unesp é grande pela comunidade que tem, pela garra que mostrou e por todo o trabalho que tem desenvolvido nesses 40 anos. Este complexo coloca a FOA entre as melhores estruturas do mundo”, comentou o reitor da Unesp, Julio Cezar Durigan.

Para o secretário estadual de Educação, a Odontologia da Unesp Araçatuba tem um padrão internacional em qualidade de atendimento. "Passamos a ser referência internacional, já que o diferencial é cuidar da saúde geral do paciente, não apenas bucal”, salientou Herman Jacobus.

ESTRUTURA

Constituída em 12 setores, o complexo da FOA foi instalado em uma área de 3.621 metros quadrados, sendo 2.292 metros de reformas e readequações do espaço já existente. Outros 1.329 metros quadrados foram dedicados à ampliação. O investimento alcançou R$ 9 milhões.

São quatro clínicas voltadas ao atendimento gratuito à população da região e às aulas práticas dos alunos de Odontologia. Todas as clínicas do complexo são interligadas por corredores, oferecendo acessibilidade e conforto aos pacientes. Segundo a Unesp, pouco mais de 100 pessoas são atendidas por dia nas clínicas da FOA. Em breve a meta é colocar em funcionamento o laboratório de análises clínicas, outro projeto idealizado pelo prefeito Pedro Bernabé na época que foi diretor da Unesp Araçatuba.

Os exames de materiais biológicos humanos irão facilitar o diagnóstico de doenças que poderão interferir no processo terapêutico, possibilitando assim que se realize um atendimento mais adequado e de qualidade”, comentou o prefeito de Birigui. Agradeço o convite recebido e não posso esconder que me sinto muito emocionado, pois um projeto que começou anos atrás está sendo entregue hoje”, comentou Pedro Bernabé.

Após a inauguração do complexo de clínicas, a Unesp inaugurou seu prédio de conservação e manutenção. O prefeito de Birigui também participou da solenidade. "A Unesp Araçatuba acompanha a modernidade das instalações necessárias para melhor atender", frisou Pedro Bernabé.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Alex Brasileiro

A Rádio Prefeitura ouviu o reitor da Unesp, Julio Cezar Durigan, o secretário estadual de Educação, Herman Jacobus, e o prefeito de Birigui, Pedro Bernabé. Ouça abaixo.

Sonora:
Baixar Som