10/06/2015
Agentes comunitários de saúde participam de capacitação sobre higiene bucal

Aproximadamente cem agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Birigui participaram de uma capacitação promovida pelo Ministério da Saúde e Colgate-Palmolive. A atividade ocorreu no último dia 28 de maio, no Teatro da Unip Araçatuba, e reuniu 680 agentes de 25 municípios da região noroeste.

A ação contou com apoio da Secretaria de Saúde de Birigui, através de seu Departamento de Odontologia, e da FOA (Faculdade de Odontologia de Araçatuba) da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

A diretora do Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde de Birigui, Drª Maria Ester Gumerato, e a chefe do Departamento de Odontologia, Dra. Danieli Amantea Careta Orenha, representaram o prefeito Pedro Bernabé no evento.

“O papel do agente começa na orientação da família em relação às boas práticas de higiene bucal. Ele é responsável pela correta orientação da comunidade. A participação da Prefeitura de Birigui nesta capacitação é extremamente importante”, falou o prefeito Pedro Bernabé.

Os participantes da capacitação ganharam um macromodelo da boca, uma macroescova dental, um manual de capacitação em saúde bucal, 2 folders da primeira infância desenvolvidos pela Unesp, uma bolsa contendo 1 kit de escovação adulto, 1kit infantil e um portfólio Multiplicador de Conhecimentos sobre Saúde Bucal.

Segundo os organizadores do evento, com a capacitação e a atuação desses profissionais, à medida que recebem informações mais precisas, poderão contribuir de forma mais eficiente na prevenção de doenças bucais e na promoção da saúde para os usuários da rede pública.

PARCERIA

O cuidado com a saúde bucal dos moradores de Birigui é uma preocupação constante da Prefeitura Municipal. O prefeito Pedro Bernabé formalizou recentemente uma parceria com a FOA (Faculdade de Odontologia de Araçatuba), criando o projeto “Sorriso Feliz – Saúde da Boca na Primeira Infância”.

Através de uma ação inédita, envolvendo as secretarias municipais de Saúde e Educação, alunos de odontologia da FOA e Agentes Comunitários de Saúde de Birigui fortalecem a saúde bucal dos estudantes do município.

“Este é o primeiro passo na primeiríssima infância para uma vida sem cáries. Os profissionais visitam as salas de aula das escolas da Prefeitura e fortalecem a saúde bucal das crianças de 5 a 9 anos”, explicou o prefeito.

Segundo ele, apesar de ser simples e fácil cuidar da saúde bucal, nem todas as pessoas conhecem a maneira adequada de fazer isso. “Uma das tarefas do Agente Comunitário de Saúde é levar as informações corretas sobre prevenção à comunidade”, completou o prefeito Pedro Bernabé.

Além da capacitação do Ministério da Saúde e Colgate, os agentes comunitários de saúde do município também receberam orientações feitas pelos profissionais da FOA. O responsável pelo projeto é o Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia, da Unesp Araçatuba.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Assessoria da FOA