10/06/2015
Prefeitura altera trajetos de cinco linhas do transporte coletivo urbano do município; veja os itinerários

A Prefeitura de Birigui alterou os itinerários de cinco linhas do transporte coletivo urbano: a 101 amarela (Fórum – Alto Silvares); a 102 lilás (João Crevelaro/Toselar – via rua São Paulo); a 104 laranja (Tereza Maria Barbieri/Cohab 3 – via rua Consolação); a 106 preta (Alto Colinas/Jardim do Trevo – via avenida Euclides Miragaia) e a 109 verde (Residencial Manoela/Vista Alegre – via Grande Toselar). As mudanças passam a vigorar a partir desta quinta-feira (11 de junho).

As alterações consistem na inclusão de ruas por onde os ônibus não passavam e a exclusão de outras vias. Na linha 101, por exemplo, o coletivo passará agora em parte do bairro Bosque da Saúde, incluindo as ruas Ribeiro de Barros, Onofre Silva, João Galo e Francisco Martins Archila. O trajeto da linha 102 foi todo alterado. Na ida, o coletivo passará por vias do Centro, Vila Xavier, Vila Industrial, Vila Bandeirante, Jardim São Braz, Monte Líbano, Cohab 3 e João Crevelaro.

No retorno, o ônibus passará por ruas dos mesmos bairros, sendo que na região central circulará pelo miniterminal da avenida Governador Pedro de Toledo, rua Tupi, avenida João Cernach, rua Nove de Julho, rua Saudades, avenida Euclides Miragaia e avenida 9 de Julho, parando no Terminal Rodoviário. A linha 104 passará, a partir de agora, no interior da rodoviária velha, sendo que também foi agregado ao trajeto o miniterminal da avenida Governador Pedro de Toledo.

A linha 106 passará pelo interior da rodoviária velha, e não mais pela praça João Arsênio Vieira. Já a linha 109 também terá como ponto o interior da rodoviária velha, sendo agregado no itinerário toda a extensão da avenida Euclides Miragaia (sentido à SP-300) até a rotatória da confluência com a avenida 9 de Julho, retornando ainda pela Euclides Miragaia e entrando na rua Santo Mamprim, no Grande Toselar. Os trajetos completos podem ser consultados nas imagens ao lado.

O diretor do Deptrans (Departamento de Trânsito e Serviços), Wagner Pedrosa, explicou que as mudanças foram realizadas para melhorar a prestação de serviço aos usuários. “Desde o dia 18 de maio, quando implantamos as oito novas linhas em caráter experimental, vinhamos acompanhando e avaliando os percursos. Após esse período de teste, chegamos a conclusão que era necessário fazer as adequações para melhorar o serviço de transporte público à população”, afirmou.

Pedrosa lembra que as dez linhas passam pela região central da cidade, tendo como início e fim dos trajetos o Terminal Rodoviário, anexo à rodoviária Sanchez y Sanchez. A tarifa cobrada é de R$ 2,30, sendo gratuita para idosos com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas portadoras de necessidades especiais. O serviço é prestado atualmente pela empresa Theodoro Transportes, de Monte Aprazível. O contrato emergencial de concessão tem prazo de 180 dias.

DECRETO

A administração municipal informa ainda que está para ser divulgado o processo licitatório para a contratação de concessionária para administrar o transporte coletivo urbano pelo prazo de dez anos. A licitação está em fase final e deve ser aberta no prazo de 30 dias, conforme consta no decreto 5.432, publicado nesta semana, que disciplina os critérios para o reajuste do transporte, após a concessão.

Segundo o decreto, o reajuste será anual e a revisão ordinária da tarifa ocorrerá com periodicidade mínima de três anos e quando comprovadamente houver necessidade de aferir o equilíbrio econômico financeiro, obedecendo a data base de 1º de maio de 2015. Além da gratuidade aos idosos, os estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior serão contemplados com desconto de 50% no valor da tarifa, desde que apresentem carteira de estudante atualizada.

Texto e foto: Rafael Lopes