11/06/2015
Projeto Sorriso Feliz quer atender 55 mil crianças da região; TV Unesp visita escola de Birigui

O projeto “Sorriso Feliz – Saúde da Boca na Primeira Infância”, criado pela FOA (Faculdade de Odontologia de Araçatuba) da Unesp Araçatuba e desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Birigui, foi tema de uma reportagem do programa Ciência sem Limites, da TV Unesp.

Idealizado pelo Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia, da Unesp Araçatuba, o projeto promove ações integradas que visam fortalecer a saúde bucal dos estudantes de Birigui. “As ações são integradas porque atuam profissionais da Unesp, Secretaria de Saúde de Birigui e Secretaria de Educação de Birigui. É uma ação inédita”, falou Wilson Galhego, lembrando que o projeto acontece também em outros municípios da região noroeste.

Na manhã desta quinta-feira, 11 de junho, uma equipe da TV Unesp, liderada pelo jornalista João Moretti, do Campus de Bauru, visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Profª Teresinha Bombonati”, que fica no bairro Jardim Santa Luzia.

“A escovação dos dentes dos alunos é uma rotina na escola. Professores, servidores e alunos foram orientados pelos estudantes de odontologia da Unesp e pelos agentes comunitários de saúde, que receberam capacitação para atuar com saúde bucal”, explicou a secretária municipal de Educação, Sônia Regina Guaraldo.

AVALIAÇÃO

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, também esteve na escola. Ele foi um dos entrevistados da TV Unesp. “Este é o primeiro passo na primeiríssima infância para uma vida sem cáries. O público alvo são crianças de até 9 anos e a atuação dos agentes comunitários de saúde é extremamente importante, pois ajudam no atendimento feito nas escolas e também na visitação feita nas residências”, destacou o chefe do Executivo.

“O que antes era feito somente nas unidades básicas de saúde, agora também é feito nas escolas e nas residências. Esta parceria com a Unesp só traz benefícios, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, acrescentou o prefeito.

Segundo o idealizador do projeto, após a avaliação da equipe de saúde bucal, a educadora e a direção da escola terão em mãos uma cópia da lista com as anotações de cáries de seus alunos. “O que possibilita avisar os pais sem atrasos e mapear as cáries das crianças”, explicou Wilson Galhego.

De acordo com Galhego, a meta é atender, na região, aproximadamente 55 mil crianças. O trabalho começou em agosto de 2013. Além de Birigui, o projeto está sendo desenvolvido nas cidades de Bilac, Braúna, Gabriel Monteiro, Piacatu, Glicério, Juritis, Brejo Alegre, Lourdes, Barbosa, Alto Alegre, Luiziânia, Santópolis do Aguapeí, Avanhandava, Clementina, Mirandópolis, Lavínia, Pereira Barreto e Valparaíso.

TV Unesp

O Ciência Sem Limites é um programa semanal que apresenta e explica as mais diversas pesquisas desenvolvidas nos campi da Unesp. Com uma linguagem simples e prática, divulga pesquisas das mais diversas temáticas.

“É uma honra conceder entrevista para a TV Unesp. Fico extremamente feliz de ver o projeto do professor Wilson Galhego ganhando destaque, pois se trata de um projeto muito importante”, completou o prefeito Pedro Bernabé.

Texto e fotos: Tiago Lotto

A Rádio Prefeitura ouviu o idealizador do projeto, Wilson Galhego, o prefeito Pedro Bernabé e a secretária de Educação, Sônia Guaraldo. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som