12/06/2015
Sedecti participa de encontro regional do Banco do Povo Paulista em Presidente Prudente

A Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) participou da caravana do Banco do Povo Paulista realizada na última quinta-feira (11 de junho), em Presidente Prudente. O encontro, que contou com a presença do secretário estadual da Sert (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho), José Luiz Ribeiro, teve o objetivo de fortalecer a parceria entre governo e prefeituras para a gestão do programa de microcrédito.

A Prefeitura de Birigui foi representada no evento pela secretária municipal da Sedecti e gestora do Banco do Povo no município, Silvia Mestriner, o agente de crédito da unidade Marco Aurélio Farina Lopes, e do diretor do Departamento de Indústria, Fabiano Alves de Lima. O encontro contou ainda com a presença do coordenador de Políticas de Empreendedorismo e diretor-executivo do Banco do Povo Paulista, Marcos Akamine Wolff.

Segundo a secretária da Sedecti, na caravana foram discutidas soluções de problemas e melhorias no atendimento aos clientes do Banco do Povo. “O encontro foi de grande valia, principalmente porque tivemos contato direto com as pessoas que comandam o Banco do Povo. Tivemos a oportunidade, ainda, de dar sugestões para tornar o programa ainda mais atrativo”, destacou Silvia.

A unidade do Banco do Povo Paulista foi reativada em Birigui e está em funcionamento desde o dia 23 de setembro do ano passado. Desde a reabertura, o programa já realizou 58 operações, sendo emprestados a empreendedores biriguienses o total de R$ 343.206,80 mil. O atendimento ao público ocorre na rua Nilo Peçanha, 301, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, e das 13h às 17h. Informações (18) 3644-5148.

PROGRAMA

Em 17 anos de atuação, o Banco do Povo beneficiou aproximadamente 345 mil famílias em todo o Estado. As linhas de crédito variam de R$ 200 a R$ 20 mil (pessoas físicas e jurídicas) e podem ser pagas em até 36 meses. O banco tem juros mensais de 0,35%, a menor taxa do Brasil.

Produtores rurais, mutuários da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), motofretistas e taxistas também têm linhas especiais de crédito através do Banco. A taxa de juros é a mesma oferecida aos microempreendedores, 0,35% mensais.

Texto: Rafael Lopes