12/06/2015
Prefeitura inaugura Centro de Castração de Cães e Gatos; serviço é inédito no setor público municipal

A Prefeitura de Birigui inaugurou nesta sexta-feira (12 de junho) o Centro de Castração de Cães e Gatos, no bairro Cidade Jardim. O serviço é inédito no setor público municipal e será oferecido gratuitamente. A iniciativa tem por objetivo realizar procedimentos cirúrgicos para o controle populacional dos caninos e felinos. Consequentemente, o projeto trará diminuição das zoonoses, refletindo em melhorias na saúde da população.

O prefeito Pedro Bernabé, o vice-prefeito, Antônio Carlos Vendrame, o presidente da Câmara, Cristiano Salmeirão, secretários municipais, vereadores e profissionais da Saúde, além de representantes da Associação Anjo Animal, participaram da solenidade. A secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, destacou que a castração trará benefícios, como a diminuição das incidências de doenças como raiva e leishmaniose e melhorias na saúde pública.

“Esse é um momento importante porque uma das prioridades da nossa gestão é a saúde. E o controle das zoonoses, que são transmitidas dos animais aos seres humanos, podendo levar o paciente e o animal a morte, também precisa ser priorizada. Esse centro ocupa um espaço pequeno, mas terá ações muito grandes”, afirmou o chefe do Executivo, ao fazer as considerações sobre a importância da castração para a saúde pública.

Pedro Bernabé fez questão também de frisar que a castração não é uma mutilação, e que as vantagens do procedimento são inúmeras. “A castração reduz completamente o risco de tumores de mama, próstata e tumores transmitidos sexualmente entre os animais; elimina a gravidez psicológicas, o cio e o sangramento nas fêmeas. Além disso, os animais se tornam mais saudáveis e sua expectativa de vida aumenta, pois há menor chance de contrariem doenças”, observou.

O diretor da Vigilância Sanitária, Levy Novaes, disse que o programa de castração do município prevê primeiramente o atendimento dos cães e gatos disponíveis no canil para doação. Depois, a prioridade será os bichos de estimação de famílias carentes que possuem um grande número de animais. Gradativamente serão incluídos no projeto os caninos e felinos acolhidos por entidades protetoras dos animais do município e, por último, expandido para a população em geral.

ESTRUTURA

O imóvel foi construído em espaço anexo ao canil municipal e será administrado pelo CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses). As secretarias municipais de Saúde e de Obras atuaram para mais essa conquista. O Centro de Castração conta com três salas – para os procedimentos cirúrgicos, de pós-operatório, e para lavagem de material cirúrgico e esterilização –, sanitários e vestiários adaptados.

Entre os materiais adquiridos estão mesa cirúrgica em aço inox regulável, canil completo em ferro zincado com bandejas coletoras, foco cirúrgico, autoclave, materiais cirúrgicos, calha cirúrgica em inox, armário vitrine com vidro e medicamentos. Os atendimentos serão realizados por quatro profissionais, sendo dois médicos veterinários, todos da Secretaria Municipal de Saúde.

Texto e fotos: Rafael Lopes