15/06/2015
2º Arraial Cultural recebe mais de 8 mil pessoas e é marcado pela alegria entre as famílias

Marcado pela alegria das famílias presentes, o 2º Arraial Cultural da Prefeitura de Birigui, realizado neste domingo, 14 de junho, reuniu mais de 8 mil pessoas da cidade e região na praça Dr. Gama. O evento aconteceu das 10h às 22h, com praça de alimentação e diversas atrações artísticas.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que recebeu total apoio do Departamento Municipal de Trânsito e demais secretarias. O prefeito Pedro Bernabé participou da festa e visitou as barracas montadas na praça.

O palco do Arraial Cultural contou com as apresentações da Banda Marcial, da dupla Lourival França & Hélio Pires, Duo Tin Ton, Banda 2.000 do Dárcio, Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli, Quadrilha Junina Renascer, Rodrigues Viola e Henrique, além de apresentações culturais de grupos e academias de Birigui.

Uma homenagem aos familiares de Giovani Machado, secretário de Cultura de Birigui que faleceu em fevereiro deste ano, ocorreu à noite, momento de maior concentração de público. Em memória ao secretário, a família Machado recebeu uma tela com o rosto de Giovani, pintado pela artística plástica Shirley Omori. Ela e o prefeito Pedro Bernabé fizeram a entrega oficial do quadro.

A praça de alimentação foi organizada pelas entidades do “Grupo da Amizade”, que comercializaram produtos típicos como cachorro quente, pastel, cuscuz, delícias do milho, espeto, quentão, vinho quente e doces diversos. Toda a renda será dividida entre o Ipis (Instituto de Promoção e Inclusão Social), Fundo de Solidariedade do Município, Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardeck, Seara Espírita Caminhos do Mestre, Núcleo Espírita Liberdade, Centro Espírita Dr. Raul de Menezes, Associação Cultural de Birigui e Apac (Associação de Proteção e Assistência à Comunidade).

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, fez um balanço positivo da festa, que atraiu crianças, jovens, adultos e idosos. “O evento foi para a família biriguiense. Tivemos ainda o registro de vários moradores de outras cidades, que estavam passeando em Birigui e aproveitaram para prestigiar a festa. A participação dos artistas locais, a estrutura e a decoração foram muito elogiadas pelo público presente”, afirmou.

Ainda segundo Tonsig, não houve registros de incidentes na praça durante todo o dia. “Em termos econômicos tivemos também um registro positivo. As alimentações que estavam sendo comercializadas foram em quase sua totalidade vendidas. Muitas barracas foram fechadas antes do final da festa por já terem esgotados os produtos. Houve também boas vendas dos artesanatos que estavam expostos na praça”, comemorou o secretário.

Para o prefeito, o Arraial Cultural foi um sucesso. “O número de visitantes é expressivo. Parabéns aos que contribuíram para esta importante festa cultural”, comentou Pedro Bernabé, que durante a festa fez o sorteio de uma moto zero-quilômetro em promoção da Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui).

Texto: Alex Brasileiro, Rafael Lopes e Tiago Lotto

Fotos: Tiago Lotto e Amauri Zanforlim