15/06/2015
Secretaria de Saúde estende campanha de vacinação contra a gripe até o dia 26 de junho nas nove UBSs

A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou até o dia 26 de junho a campanha de vacinação contra o vírus da Influenza, causador da gripe, iniciada no dia 27 de abril. A pasta decidiu acatar recomendação da Secretaria de Estado da Saúde para que os municípios paulistas estendam a imunização para melhorar a cobertura das crianças de seis meses a menores de cinco anos e grávidas.

Em Birigui, a campanha tem como meta vacinar 80% do público-alvo, ou seja, 23.923 pessoas. Conforme balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica nesta segunda-feira (15), já foram imunizados 70,05% do grupo prioritário. Até o momento, 16.759 pessoas tomaram a dose da vacina, que protege contra três subtipos do vírus: A H1N1, A (H3N2) e influenza B.

Entre os grupos indicados para receber a vacina o de maior preocupação, segundo a secretaria, é o de gestantes. O levantamento indica que apenas 498 grávidas (45,77%) foram imunizadas. O objetivo é alcançar 1.088. Ao se vacinar, as gestantes também imunizam o bebê até os seis meses de vida. Em seguida está o grupo de crianças, sendo aplicadas 3.067 (50,87%) doses. A meta é atingir 6.029 crianças.

A Vigilância Epidemiológica enviou comunicado aos postos de saúde e também ao Ambulatório da Saúde da Mulher pedindo aos gestores que intensifiquem a busca para a vacinação das crianças e grávidas. A vacinação é aplicada nas nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

COBERTURA

Dentre os demais grupos, as puérperas apresentam, até o momento, a cobertura de 83,80% com 150 doses aplicadas em mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias. O grupo dos idosos apresenta cobertura de 78,51%, com 10.928 vacinados, enquanto que os trabalhadores de saúde atingiu 78,14%, ou seja, 2.116 profissionais imunizados.

A secretaria estadual de Saúde informou que podem ser imunizados nesta etapa professores e funcionários das escolas de ensino infantil, fundamental e médio da rede pública e privada; policiais federais, militares, civis e bombeiros; funcionários dos Correios; motoristas e cobradores de ônibus. Os profissionais devem procurar as UBSs munidos da carteira de vacinação e documento que identifique a área de atuação.

“É muito importante que as pessoas tomem a vacina antes da chegada do inverno para se prevenirem contra o vírus e de possíveis complicações decorrentes da gripe, como pneumonias e doenças respiratórias”, alerta a diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa.

Texto: Rafael Lopes