16/06/2015
Prefeito recebe representantes do Anjo Animal que solicitam área para construção de abrigo para animais

O prefeito Pedro Bernabé atendeu na manhã desta terça-feira, 16 de junho, no Paço Municipal, membros da Associação Anjo Animal de Birigui, entidade que recolhe das ruas cães e gatos, que posteriormente são encaminhados para adoções.

O objetivo do encontro foi apresentar ao chefe do Executivo, secretários municipais e vereadores o projeto para a construção de um centro de atendimento a cães e gatos em situação de rua. O local servirá para cuidados essenciais, como vacinação, e encaminhamento para lares que acolham os animais com responsabilidade e amor.

Profissionais e voluntários que retiram os animais das ruas solicitaram à Prefeitura uma área apropriada para a construção deste centro de atendimento. Estamos estudando um local apropriado, que atenda a lei de zoneamento. Muito provavelmente iremos oferecer o local”, falou o prefeito Pedro Bernabé.

A Prefeitura de Birigui estuda a possibilidade de oferecer um terreno na área urbana da cidade. A construção será de responsabilidade da Associação Anjo Animal e parceiros.

Para o prefeito, o projeto é importante e pode se transformar em referência para outros municípios. “É um diferencial para a cidade, pois se trata de uma medida inédita, que colabora diretamente com a saúde pública”, enfatizou o chefe do Executivo.

A presidente da Associação Anjo Animal, Carla Cristina Bianchi, apresentou a planta do projeto, que contará com canil e gatil, ambos com sala de parto, depósito de ração, isolamento de animais doentes, separação por tempo de vida, sala de reunião, dentre outros espaços necessários para um bom atendimento e permanência dos animais.

Atualmente atendemos, em média, 60 cães e 200 gatos, que são recolhidos das ruas. Alguns foram atropelados ou estão doentes, necessitando de tratamento. Após todo esse processo, colocamos os animais para adoção. Esse abrigo será um marco para Birigui e região”, destacou Carla Bianchi.

Segundo o secretário municipal de Obras, Rubens da Silveira, a área apresentada no projeto pela Associação será analisada pelo Executivo e verificada na lei de zoneamento. “Nossa principal preocupação será encontrar um local na zona urbana, que não venha perturbar a vizinhança com possível barulho”, frisou o secretário.

Além do secretário de Obras, participaram da reunião os secretários municipais Edson Lopes (Administração), Dr. Tadeu Saravalli (Gabinete) e Tiago Contador (Comunicação). Também estiveram presentes vários vereadores de Birigui e representantes da Aescon (Associação dos Escritórios de Contabilidade de Birigui).

Texto: Alex Brasileiro e Tiago Lotto

Fotos: Alex Brasileiro

A Rádio Prefeitura falou com a presidente da Associação Anjo Animal, Carla Cristina Bianchi, que destacou o objetivo da reunião. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som