18/06/2015
Secretária participa de reunião no Sesi para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, participou no último dia 12 de uma reunião com diretores do Sesi (Serviço Social da Indústria). O encontro serviu para o Sesi apresentar o projeto “Meu Novo Mundo”, que tem como objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Participaram do encontro o supervisor regional do projeto, Antônio Carlos Sichieri Filho, o diretor geral do Centro de Atividades Sesi de Birigui, Ataliba Mendonça Junior, a coordenadora de lazer e esportes do Sesi de Birigui, Helena Kazue Murai Nakamune, a assistente social, Livia Carolina Bottura e os representantes do Comude (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Edinei Pestana Garcez e Sandra Aparecida Lopes Bernardes.

Os coordenadores falaram sobre o serviço que já vem sendo desenvolvido em 24 sedes do Sesi e Senai, todas localizadas no estado de São Paulo. “O projeto Meu Novo Mundo visa a inclusão de pessoas acima dos 14 anos por meio da aprendizagem, cursos, esporte e sua socialização”, explicou Ataliba.

Para a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, este trabalho é muito importante, pois possui uma visão diferenciada da pessoa com deficiência. “O individuo passa por uma capacitação de três anos, por meio de cursos ofertados de acordo com o grau de deficiência que apresenta”, comentou ela.

CURSOS

Os cursos disponíveis no “Meu Novo Mundo” são: auxiliar de linha de produção, assistente administrativo, almoxarife, assistente técnico de TI (Tecnologia da Informação) e inspetor de qualidade, além dos estágios.

O projeto acontece em parceria com as indústrias regionais, Fiesp, Ciesp, Sesi e Senai, bem como com o Ministério do Trabalho e Emprego. Contará, ainda, com total apoio logístico da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e do Comude.

Textos: Alex Brasileiro e Tiago Lotto

Foto: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social