18/06/2015
Prefeito Pedro Bernabé prestigia comemoração do aniversário do 2º Batalhão da Polícia Ambiental

O prefeito Pedro Bernabé participou na manhã desta quinta-feira (18 de junho) da solenidade em comemoração aos 38 anos de fundação do 2º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, com sede em Birigui. A cerimônia contou com homenagens a policiais pelos trabalhos em favor do meio ambiente. O evento aconteceu no auditório do Sinbi e reuniu diversas autoridades militares e políticas da região.

Participaram da festa o comandante da Polícia Ambiental no Estado de São Paulo, coronel Rogério de Oliveira Xavier; o tenente-coronel do batalhão de Birigui, Donizete Martins dos Reis, o comandante do CPI-10 de Araçatuba, coronel Wilson Antônio Botero; e o comandante do CPI-4 de Bauru, Airton Iosimo Martinez, além do presidente da câmara do município, vereador Cristiano Salmeirão.

Em seu discurso, Bernabé destacou a importância do batalhão para Birigui e região. “Para nos cuidar, guardar, educar, ensinar e corrigir quanto aos problemas que enfrentamos, contamos com o trabalho desta valorosa corporação, por meio das ações dos policiais militares que cumprem com suas funções com dedicação, sempre em busca da harmonização e preservação do meio ambiente”, pontuou.

BATALHÃO

O 2º Batalhão de Polícia Ambiental, instalado em Birigui em 21 de junho de 1977, é uma unidade especializada da Polícia Militar, que atua em uma área de mais de 77 mil quilômetros quadrados, abrangendo as regiões administrativas de Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente e Marília, totalizando 186 municípios. Abrange ainda mais de cinco mil quilômetros de rios navegáveis e 20 unidades de conservação.

As ações do batalhão se fundamentam na preservação do meio ambiente e da ordem pública, criando espaços sustentáveis para que a dignidade do ser humano seja respeitada, atuando como uma força pública promotora de direitos fundamentais como a vida e a integridade física, garantindo assim um meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações.

Durante a solenidade, foram apresentados os resultados operacionais realizados pelo batalhão no período de junho de 2014 a junho de 2015: mais de 45 mil veículos fiscalizados, 10 mil bloqueios, 137 mil buscas pessoais, 291 armas de fogo apreendidas, 148 pessoas presas em flagrante, além de grande quantidade de redes e pescados apreendidos, provenientes da pesca predatória.

Texto e fotos: Rafael Lopes

Rádio Prefeitura: ouça o discurso do prefeito Pedro Bernabé na cerimônia de aniversário da Polícia Militar Ambiental de Birigui

Sonora:
Baixar Som