19/06/2015
Prefeito quer estender o projeto educação empreendedora para todas as escolas municipais

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, quer que as 16 escolas da Prefeitura Municipal recebam educação empreendedora. Na manhã desta sexta-feira, 19 de junho, o chefe do Executivo esteve reunido com a secretária municipal de Educação, Sônia Regina Guaraldo, e com o gerente do Sebrae Araçatuba, Marco Aurélio Rosa. O encontro ocorreu no Paço.

Atualmente as escolas Prof. Luciano Augusto Canellas e Profª Ruth Pintão Lot contam com o projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), que foi implantado na cidade em 2014. Desenvolvido pelo Sebrae, com apoio da Prefeitura de Birigui, o projeto leva educação empreendedora para o ensino fundamental e incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

Através do JEPP, a Prefeitura de Birigui é parceira do Sebrae. Nosso objetivo é levar esta educação para todas as escolas mantidas pela prefeitura”, falou o prefeito Pedro Bernabé. Ele informou que no segundo semestre deste ano mais três escolas receberão o projeto. “Até o final de 2016 todas contarão com o JEPP”, completou o chefe do Executivo.

Primeiramente as professoras passarão por uma capacitação e posteriormente poderão ministrar o tema empreendedorismo”, explicou o gerente do Sebrae Araçatuba, Marco Aurélio Rosa.

Para o prefeito de Birigui, o projeto é extremamente importante para o município, já que a cidade é considerada uma cidade empreendedora. “Ele é fantástico, pois se trata de um diferencial para o futuro de nossas crianças”, citou o prefeito.

Segundo a secretária municipal de Educação, um estudo será feito para a escolha das escolas que poderão receber o projeto ainda neste ano. “Ele vem somar a um projeto de integração e participação do aluno nas questões desenvolvidas pela escola”, afirmou Sônia Guaraldo.

O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos é um curso presencial que capacita os professores do ensino formal para que vivenciem com os alunos comportamentos empreendedores.

O objetivo do programa é estimular a atitude empreendedora e despertar na criança a iniciativa na busca de autonomia, possibilitando a eles uma nova consciência de mercado, incentivando para a atividade empreendedora na vida adulta”, disse a diretora da escola municipal Prof. Luciano Augusto Canellas, Sandra Maria de Carvalho Valera.

Segundo a diretora, vários pais de alunos procuraram pela escola para mais informações de ações empreendedoras. “Temos pais de alunos que já produzem artesanatos ou comidas e vendem seus produtos, fazendo uma renda extra para a família”.

De acordo com o Sebrae, a matéria desafia o estudante a raciocinar e a buscar aprender de forma sólida conceitos, conhecimentos e técnicas que o ajudam a resolver problemas do dia a dia com os quais ele terá de lidar na vida profissional.

LEI

O programa foi implantado em Birigui através da lei municipal 5.726/2013, de autoria do prefeito Pedro Bernabé. “A implantação desse programa de educação empreendedora prepara a cidade para um crescimento futuro, um progresso para os próximos 20 anos”, justificou o prefeito.

Para o chefe do Executivo, a educação deve atuar como transformadora dos estudantes e incentivá-los à quebra de paradigmas. “O JEPP ajuda no desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores dos estudantes”, completou.

Texto: Alex Brasileiro e Tiago Lotto

Fotos: Alex Brasileiro

A Rádio Prefeitura falou a secretária municipal de Educação, Sônia Regina Guaraldo, e com o gerente do Sebrae Araçatuba, Marco Aurélio Rosa sobre esta parceria. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som