19/06/2015
Birigui é selecionada para receber programa Viagem Literária, da Secretaria Estadual de Cultura

Birigui, por suas boas práticas em biblioteca e leitura, foi selecionada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para receber o programa Viagem Literária, em setembro. A ação tem por objetivo promover encontros de escritores com a comunidade para aproximá-las das bibliotecas públicas, incentivando a leitura. A programação, com a data e autores que virão ao município, será divulgada em breve no site www.viagemliteraria.org.br.

Dar protagonismo à biblioteca pública e incentivar a fruição literária são algumas das ações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. “Percebemos a importância na inscrição da Biblioteca Municipal e estamos felizes por sermos contemplados. É mais uma ação que vem de encontro ao trabalho efetivado no setor para valorização da nossa biblioteca municipal e estímulo ao prazer da leitura, assim como o projeto Encontação”, frisou o secretário Lino Tonsig.

Conforme o chefe de seção de Recreação Cultural, Paulo Ricardo Bernardes, e a bibliotecária Maria Massako Wada Uemura, a Biblioteca Municipal “Dr. Nilo Peçanha” vai sediar as atividades do Viagem Literária, que serão gratuitas. Dirigido a leitores infantojuvenis e adultos, os encontros acontecerão em dois horários no mesmo dia, um no período da manhã, e outro, à noite. Para a edição atual, foram convidados autores consagrados da literatura brasileira contemporânea.

Em bate-papos descontraídos que duram cerca de 1h30, os escritores falam sobre suas obras, métodos de trabalho, seus autores preferidos, suas influências literárias, entre outros assuntos. Por outro lado, o público tem a oportunidade de ter contato e trocar ideias com os escritores, conhecer ou ampliar o seu conhecimento sobre literatura e se divertir.

PROGRAMA

Integrado a um conjunto de ações para incentivar a produção literária e disseminar o gosto pela leitura no Estado, o Viagem Literária vem, desde 2008, promovendo encontros que dinamizam a programação cultural das bibliotecas públicas municipais, contribuindo para transformá-las em centros de convivência multicultural de toda a comunidade. O programa é gerido pela SP Leituras e íntegra as ações do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo).

Texto: Rafael Lopes, com informações da Secretaria de Cultura e Turismo