19/06/2015
Prefeitura inicia instalação de novos semáforos para pedestres com lâmpadas LED

O Departamento de Trânsito e Serviços (Deptrans) de Birigui iniciou nesta quinta-feira, dia 18 de junho, a instalação de novos semáforos para pedestres na região central da cidade.

Segundo informou o diretor do Deptrans, Wagner Pedrosa, serão instalados 40 equipamentos em quatro cruzamentos do centro. “Os equipamentos são mais modernos, com lâmpadas LED de alta luminosidade, possibilitando maior visibilidade dos pedestres e motoristas”, explicou.

As instalações dos equipamentos serão feitas nas ruas Barão do Rio Branco e Conselheiro Antônio Prado. A previsão da Prefeitura de Birigui é terminar o serviço na próxima terça-feira, dia 23 de junho.

A troca dos semáforos para pedestres será feita nos cruzamentos da rua Barão do Rio Branco x rua Siqueira Campos; rua Barão x Bento da Cruz; rua Barão com a rua 7 de Dezembro e rua Conselheiro Antônio Prado x rua Bento da Cruz.

Os semáforos contam com boneco animado em movimento durante a passagem livre, auxiliado por contador regressivo no verde”, explicou o

diretor do Departamento de Trânsito.

Para trocar os equipamentos a Prefeitura de Birigui investiu R$ 29.700,00. A empresa Opto Sinalização, de Atibaia, uma das pioneiras na introdução dos semáforos a LED no Brasil, venceu a licitação feita pela prefeitura.

As características dos LEDs proporcionam melhor conforto visual dos usuários, melhor eficiência e redução de consumo de energia em

proximadamente 55%”, destacou Wagner Pedrosa. Os semáforos retirados contam com lâmpadas incandescentes.

Os equipamentos retirados poderão ser utilizados em outros pontos de Birigui. “Vamos fazer um estudo para possibilitar a instalação nas proximidades das escolas. Poderemos, também, trocar as lâmpadas incandescentes pelas LEDs, usando estes semáforos em novos pontos”, salientou Pedrosa.

Além da economia no consumo de energia, o ganho ambiental também foi citado pelo diretor de Trânsito. “Pelo fato dos LEDs emitirem luz em estado sólido, não utilizam gases, nem mercúrio, nem chumbo e são 100% recicláveis ao fim da vida”, completou.

Texto e fotos: Tiago Lotto