23/06/2015
Professores e gestores da rede municipal de Educação trocam experiências educacionais

Cerca de 110 professores e gestores da Secretaria de Educação de Birigui se reuniram na última segunda-feira (22 de junho), para trocarem experiências bem-sucedidas desenvolvidas na rede municipal. O encontro contou com a participação de profissionais da pré-escola e do ensino fundamental das escolas Profª Leonor Chaim Cury, Profº Dario Ângelo Tantin, Profª Geni Leite da Silva, Profº José Sebastião Vasques Calçada, Profª Leonor Chaim Cury e Roberto Clark.

A reunião integra o projeto de formação continuada “Formar para Transformar” da Secretaria de Educação. Durante todo o ano, a pasta promove cursos, palestras, oficinas e orientações técnicas aos profissionais nos mais diversos temas educacionais. Neste ano, estão sendo abordadas a interdisciplinaridade e a educação inclusiva – não somente das crianças com necessidades especiais, mas também daquelas que possuem alguma dificuldade de aprendizagem.

O encontro foi coordenado pela supervisora de ensino Ana Clara Jacon. Os professores, divididos por grupos conforme o ano em que lecionam, expuseram projetos didáticos desenvolvidos com os estudantes, ressaltando as aprendizagens que puderem ser construídas e consolidadas. As exposições tiveram a mediação dos gestores das escolas do polo (escola Leonor Chaim Cury) e os participantes puderam contribuir com suas experiências e análises sobre as práticas expostas.

O êxito desse momento deveu-se em grande parte ao que vem acontecendo nas unidades escolares, numa proposta formativa que considera o dia a dia da sala de aula, que entende a experiência do trabalho docente como única e que reconhece que o saber docente não se resume ao domínio de conteúdos e conhecimentos, mas que deve, essencialmente, considerar as estratégias de ensino que são pensadas para a garantia e o sucesso da aprendizagem de todas as crianças, indistintamente.

Outros dois encontros estão agendados para envolver os demais profissionais da rede. No dia 29 de junho, a reunião acontecerá nas escolas municipais Profª Ruth Pintão Lot e Profª Lucinda Araújo Pereira Giampietro. O último encontro está marcado par ao dia 1º de julho, na escola Dr. Gama.

INVESTIMENTO

Nos últimos anos, a secretaria tem investido na formação de professores visando a melhoria da qualidade da educação. Nesse sentido, tem procurado, a cada ano, desenvolver novas experiências de formação, que ofereçam contribuições efetivas ao trabalho dos docentes. Os resultados dos investimentos já estão sendo alcançados.

Em 2014, por exemplo, Birigui obteve o terceiro melhor índice do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no estado de São Paulo. “Entendemos que a formação, que sustenta uma prática educativa competente, acontece quando o profissional tem a oportunidade de viver uma experiência que o mobilize emocional e intelectualmente”, afirmou a secretária municipal de Educação, Sônia Regina Guaraldo.

Texto: Rafael Lopes, com informações da Secretaria Municipal de Educação