24/06/2015
Prefeito Pedro Bernabé participa de fórum sobre drogadição da Casa do Caminho Ave Cristo

O prefeito Pedro Bernabé participou na manhã desta quarta-feira (24 de junho), da abertura do 12º Fórum Regional sobre Drogadição, promovido pela Casa do Caminho Ave Cristo, entidade que atua na reabilitação de dependentes de drogas, bem como a reinserção social. O evento ocorre durante todo o dia no Centro de Promoção Humana Ave Cristo e reúne educadores, profissionais da saúde, gestores públicos, assistentes sociais e psicólogos da região.

Bernabé compôs a mesa diretora junto ao coordenador do fórum, juiz Emerson Sumariva Junior, e do fundador da Casa Ave Cristo, Vilson Disposti. Estavam presentes ainda a coordenadora estadual de Políticas sobre Drogas, Gleuda Simone Teixeira Apolinário, a diretora do Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) de Araçatuba, Martha Helena Pimenta, e os secretários municipais de Saúde e Segurança Pública, Andrea Benvenuta Antonio e Adão Panini.

“O uso de drogas é considerado um grave e complexo problema de saúde pública. Falar sobre drogadição é discutir o processo saúde/doença, considerando-se as estratégias de intervenções estabelecidas”, afirmou o prefeito. “Como representante do povo biriguiense, parabenizo o doutor Vilson Disposti e toda a sua equipe pelo rico trabalho de tratamento e reinserção que desenvolvem no Centro de Promoção Humana Ave Cristo”, completou Pedro Bernabé.

PALESTRAS

Pela manhã foram ministradas duas palestras. A primeira palestrante foi a assistente social do Programa Feminino do Instituto de Psiquiatria Américo Bairral, de Itapira (SP), Wanessa Maria, que falou sobre a cultura do consumo e da recuperação. Na sequência, o delegado de polícia aposentado, Vilson Disposti, abordou os aspectos neuropsicológicos da drogadição. Houve também a apresentação de peça teatral pelos alunos do Centro de Apoio Profº Reynaldo Gianecchini.

A programação no período da tarde seria aberta por uma mesa-redonda com a participação de vários convidados. Estavam previstas ainda as palestras sobre a espiritualidade no tratamento das dependências, ministrada pelo mestre em direito e professor universitário Luiz Carlos Barros Costa, e sobre a música como terapia para a paz, abordada pela cantora Paula Zamp.

O coordenador geral da Casa Ave Cristo, Fábio Ramos, disse que o objetivo do evento é trazer aos profissionais presentes uma conscientização da problemática que é a dependência química. “O tema do evento é o Ser humano integral – uma visão multidisciplinar da dependência química. Falamos da neurociência, da assistência social, da psicologia e da música, que compõe o programa terapêutico que é, sem dúvidas, a maior ferramenta para combater a drogadição”, explicou.

Texto e fotos: Rafael Lopes

O coordenador da Casa Ave Cristo, Fábio Ramos, falou sobre o fórum à Rádio Prefeitura. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som