26/06/2015
Saúde da Boca na Primeira Infância realiza mais uma ação na rede de ensino de Birigui

O projeto “Sorriso Feliz – Saúde da Boca na Primeira Infância” realizou mais uma ação na rede municipal de ensino de Birigui. Uma capacitação e troca de experiências aconteceu nesta sexta-feira, dia 26 de junho, no Centro de Educação Infantil Pulcina Moutinho Gonçalves, entre agentes de saúde de Birigui e Araçatuba.

O projeto é desenvolvido em parceria, envolvendo a Unesp Araçatuba e a Prefeitura de Birigui. A FOA (Faculdade de Odontologia de Araçatuba) e as secretarias municipais de Saúde e Educação uniram forças para o desenvolvimento de ações integradas que visam fortalecer a saúde bucal dos estudantes do município.

Este é o primeiro passo na primeiríssima infância para uma vida sem cáries para crianças de 5 a 9 anos. Uma equipe com dentista, agentes de saúde e estudantes de odontologia visitam as salas de aula e fazem um raio-x da saúde bucal das crianças”, explicou o idealizador do projeto, Professor Doutor Wilson Galhego Garcia, da FOA.

Segundo o prefeito Pedro Bernabé, a ação inédita envolve trabalho integrado das secretarias de Saúde e Educação. “O que antes era feito somente nas UBSs, agora também é feito nas escolas. Esta parceria com a Unesp só traz benefícios aos munícipes”, frisou.

Ele lembrou que os agentes de saúde das UBSs de Birigui passaram por treinamentos com os profissionais da FOA-Unesp e agora colocam em prática o aprendizado teórico que tiveram.

No evento desta sexta-feira, profissionais da área da saúde de Birigui e Araçatuba trocaram experiências. “Se trata de mais uma capacitação oferecida aos envolvidos no projeto”, frisou Wilson Galhego.

Texto: Alex Brasileiro e Tiago Lotto

Fotos: Alex Brasileiro