29/06/2015
Birigui esteve no 7º Encontro Paulista de Museus; evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes

O Secretário de Cultura e Turismo de Birigui, Lino Tonsig, representou o município de Birigui no 7º Encontro Paulista de Museus. O evento, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, aconteceu no último dia 24 de junho, no auditório do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Organizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Sistema Estadual de Museus (SISEM), o encronto reuniu mais de mil convidados, entre profissionais de museus, gestores públicos de cultura e estudantes, que discutiram das relações das instituições museológicas com as comunidades, em suas mais diversas facetas, partindo de palavras chaves "museu", "cidade”, "território" e "público".

O evento contou com a presença de várias autoridades do Estado, entre elas o Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, e do Secretário Adjunto de Cultura, José Roberto Darek, além de importantes nomes internacionais da área de museologia, com Jean Franczyk (Diretora Adjunta do Science Museum de Londres) e Marlen Mouliou (Presidente do Comitê Internacional de Museus de Cidades de Athenas, Grécia).

Para o secretário de Cultura, a participação no evento possibilitou o contato com equipes gestoras e técnicas dos melhores museus do Estado de São Paulo e, principalmente, com as ações desenvolvidas pelas mesmas nos âmbitos da conservação, preservação de acervos e das abordagens utilizadas para o fortalecimento do protagonismo e pertencimento social dos seus respectivos espaços pela comunidade.

O Secretário Municipal de Cultura recebeu doação para o setor cultural do município. “Birigui ganhou livros que tratam sobre questões de técnicas de procedimentos museológicos e de gestão de museus. Os livros serão catalogados e estarão disponíveis na Biblioteca Municipal”, comentou Lino Tonsig.

Texto: Tiago Lotto