29/06/2015
Obras da construção do Centro Dia do Idoso, no Jardim São Braz, seguem em ritmo acelerado

A construção do Centro Dia do Idoso de Birigui segue com as obras em ritmo acelerado. Funcionários da empresa responsável pelos serviços, Sirlei Bertaglia Manoel – ME, estão rejuntando os azulejos dos cômodos, executando pinturas internas e instalando divisórias nos banheiros. Após, terão início outras etapas, como a construção de muros no entorno do imóvel, pintura externa, instalação elétrica e assentamento interno de pisos vinílicos.

O prefeito Pedro Bernabé e os secretários municipais de Obras, Rubens Franco da Silveira, e de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Paulo Batista de Souza, acompanharam o andamento dos trabalhos na manhã desta segunda-feira (29 de junho). “As obras estão em fase de acabamento e seguem com bom desempenho”, afirmou o chefe do Executivo, ao destacar que “o centro é um importante equipamento social que será entregue à população biriguiense”.

O Centro Dia é um espaço de acolhimento, proteção e convivência para idosos durante o dia. O projeto é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. O prédio está sendo erguido em um terreno de 1.731,25 metros quadrados na avenida Vitória Régia, 2.230, no Jardim São Braz. O investimento é de R$ 836.438,60, sendo R$ 500 mil de repasse do Governo do Estado e R$ 336.438,60 de contrapartida do município.

Com 399,66 metros quadrados de construção, o imóvel contará com salas para atendimentos individualizados, local para atividades coletivas e comunitárias, quartos para repouso, sala para trabalhos administrativos e almoxarifado, banheiros e cozinha, com toda a acessibilidade necessária. O espaço terá ainda áreas para atividades ao ar livre. O centro terá capacidade para atender 50 idosos acima de 60 anos.

AUXÍLIO

A prioridade do atendimento é para aqueles idosos cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar. Ao final da tarde, o idoso volta para sua casa, sem perder os vínculos familiares. No local, receberão alimentação e participarão de atividades de lazer e de cultura. A gestão e manutenção do serviço ficarão por conta da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Texto e fotos: Rafael Lopes