03/07/2015
Birigui vai disputar os Regionais com mais de 330 atletas; evento vai de 09 a 19 de julho em Penápolis

O município de Birigui vai disputar os Jogos Regionais 2015 com 333 atletas de 32 modalidades esportivas. O evento, um dos maiores do Estado na área esportiva, acontece de 09 a 19 de julho, na cidade de Penápolis, que este ano sedia a competição na 9ª região administrativa do Estado de São Paulo.

Segundo a coordenadora esportiva da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, professora Andresa Miranda Cavazzana Arruda, Birigui irá disputar as modalidades de atletismo (masculino e feminino), basquete (masculino e feminino), biribol masculino, bocha masculino, capoeira (masculino e feminino), ciclismo masculino, damas mista, futebol (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), judô (masculino e feminino), karatê (masculino e feminino), malha masculino, natação masculino, tênis de mesa (masculino e feminino), tênis (masculino e feminino), vôlei de praia (masculino e feminino), vôlei (masculino e feminino) e xadrez (masculino e feminino).

Teremos uma comissão técnica com 25 pessoas. Nossa delegação terá, aproximadamente, 360 integrantes. Várias modalidades já estão disputando competições e seguem para os Regionais. Outras iniciaram treinamentos em janeiro e seguem treinando forte para representar Birigui nos Jogos Regionais”, falou a coordenadora Andresa.

Vence a competição o município que somar maior número de pontos na soma de todas as modalidades esportivas. Birigui nunca conquistou o primeiro lugar da competição regional.

As modalidades que conquistam medalhas nos Regionais (ouro, prata ou bronze) garantem vaga nos Jogos Abertos do Interior. Os Abertos 2015 acontecem este ano em Ribeirão Preto, entre 19 e 31 de outubro. A competição deve reunir 20 mil atletas de mais de 240 municípios paulistas.

Independente da classificação geral de cada município, a modalidade que conquistar medalha nos Regionais garante participação nos Jogos Abertos.

De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Amilcar Branco, Birigui conquistou, ano passado, na modalidade de handebol masculino, medalha de ouro. Na classificação geral dos Jogos Regionais 2014 a cidade ficou em 8º lugar. A 9ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, onde o município de Birigui está localizado, conta com 43 municípios. Nem todos participam dos Regionais.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Alex Brasileiro