03/07/2015
Prefeitura, Siran e Sebrae: parceria visa oferecer cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

A Prefeitura de Birigui, o Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) e o Sebrae firmaram parceria para oferecer aos produtores rurais de Birigui os cursos do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que oferece oportunidades aos que desejam ampliar seus conhecimentos para impulsionar a produtividade, com preservação ambiental, melhorar a renda e a qualidade de vida no campo.

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, e a gestora da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Silvia Mestriner, receberam na manhã desta sexta-feira, dia 03 de julho, o presidente do Siran, Marco Antonio Viol.

O encontro ocorreu na Prefeitura de Birigui e também participaram o gerente do Sebrae Araçatuba, Marco Aurélio Rosa, o coordenador do Senar no Siran, Carlos Belluzzo, e representantes da Sedecti. A parceria deverá ser oficializada nos próximos dias, assim como a divulgação dos cursos. A meta é iniciar o projeto em agosto ou setembro.

Criado pela Lei nº 8.315, de 23/12/91, o Senar é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Esta parceria visa qualificar o produtor rural. Os envolvidos irão somar forças para oferecer cursos ao homem do campo, já que produção nos campos brasileiros avançou com a ciência e a tecnologia, colocando o Brasil entre os maiores produtores de alimentos do mundo”, comentou o presidente do Siran, Marco Viol.

ATENDIMENTO

Segundo informações do Senar, nos últimos quatro anos a entidade ampliou seu leque de ofertas educativas de formação profissional rural (FPR) e promoção social (PS) e tem concentrado esforços na busca de novas parcerias para ampliar ainda mais o atendimento das necessidades de formação e qualificação no campo.

O 2011 o Senar passou a fazer parte do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), contribuindo para a expansão, a interiorização e a democratização da oferta de cursos para jovens e adultos.

Em 2013, sinalizou um novo caminho para ofertar também cursos técnicos, presenciais e a distância, e iniciou a formatação de novos programas. Esta parceria irá trazer benefícios para os produtores rurais de Birigui. Os envolvidos são experientes e trazem ótimos cursos”, comentou o prefeito Pedro Bernabé.

Texto e fotos: Tiago Lotto

A Rádio Prefeitura ouviu o presidente do Siran, Marco Viol. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som