03/07/2015
Novo comandante da Guarda Civil Municipal de Birigui é empossado pelo prefeito Pedro Bernabé

Aproximar cada vez mais as ações da GCM (Guarda Civil Municipal) de Birigui à população. Esse é um dos objetivos do novo comandante da corporação, Everaldo Dias da Silva, empossado pelo prefeito Pedro Bernabé na manhã desta sexta-feira (3 de julho). A posse aconteceu na Prefeitura, com a presença do secretário municipal de Segurança Pública, Adão Donizete Panini.

“O guarda municipal trabalha com a prevenção. Pretendemos colocar uma ou duas viaturas no centro da cidade para coibir crimes e para que a população tenha segurança maior, isso se estendendo aos bairros também”, disse o novo comandante.

Silva, que ocupava o cargo de controlador de base – prestando atendimento à população e despachando ocorrências –, vai substituir João Sidnei Cândido, que retomou as atividades cotidianas de guarda municipal. O novo comandante é formado em enfermagem e atua há 19 anos na Guarda Municipal, onde já ocupou cargos de inspetor e secretário-executivo, além de ter atuado efetivamente na formulação do estatuto da corporação, sancionado ano passado.

O secretário de Segurança Pública disse que a troca do comando da guarda é estritamente técnica. “Quando assumi a secretaria, fiz uma análise da gestão da Guarda Municipal e um planejamento a curto, médio e longo prazo para que ocorra a evolução dos serviços executados pela Guarda e avanços na área de segurança pública municipal. E o novo comandante tem o perfil que precisamos para desenvolver os trabalhos”, explicou Panini.

O responsável pela pasta também destacou e agradeceu o ex-comandante pelos serviços prestados à frente da corporação. “O Cândido fez um bom trabalho enquanto esteve no comando da Guarda. Temos que agradecê-lo por todo o empenho que teve nas ações realizadas”, disse. “Agora, com o novo comando, temos alguns projetos sendo estruturados e, com certeza, vamos trabalhar para continuar prestando bom serviço à população”, completou o secretário.

PROJETOS

O novo comandante adiantou que pretende executar, em breve, o cadastramento de casas abandonadas que possam servir de abrigo para andarilhos ou pessoas que cometem pequenos crimes. Posteriormente, serão levantados quem são os proprietários dos imóveis e será enviada uma carta com instruções para que eles possam coibir a depredação do próprio bem. Moradores em situação de rua deverão ser encaminhados à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

“A Guarda Municipal está caminhando, muito embora precisamos evoluir. A princípio, vamos tomar conhecimento do que efetivamente está sendo feito. Temos algumas ações importantes para a população e a administração em andamento e vamos dar prosseguimento a elas. Depois, vamos implantar as ações que temos em mente e que acreditamos que possa melhorar a vida das pessoas”, comentou o comandante Everaldo Silva.

Texto e foto: Rafael Lopes

O secretário de Segurança Pública, Adão Panini, e o comandante Everaldo da Silva falaram à Rádio Prefeitura. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som