03/07/2015
Diabetes: Prefeitura de Birigui estuda realizar teste de glicemia nas UBSs e pronto-socorro

A Prefeitura de Birigui deverá realizar em breve teste de glicemia por punção capilar nos recém-nascidos e crianças até seis anos. As aferições serão feitas no pronto-socorro e nas nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. O objetivo é combater o diabetes.

Na manhã desta quarta-feira, dia 01de julho, o prefeito Pedro Bernabé, a secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta Antônio, e o secretário de Administração, Edson Narcizo Lopes, receberam a vereadora Dra. Osterlaine Henrique Alves, membros da ADJ (Associação de Diabetes Juvenil) de Birigui e membros da família França, que perdeu a filha de 1 ano e 9 meses vítima do diabetes.

Um Projeto de Lei será elaborado pelo Executivo com base na indicação 262/14, de autoria da vereadora Dra. Osterlaine. Através da indicação, a parlamentar encaminhou um anteprojeto ao prefeito Pedro Bernabé, que aprovou a iniciativa. “Realizar o teste de glicemia é uma prestação de serviços que a Secretaria Municipal de Saúde pode realizar. Além disso, teremos apoio da ADJ, que faz um importante papel em Birigui e região”, falou o prefeito Pedro Bernabé.

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar um estudo, visando levantar o número de crianças de 0 a 6 anos que residem em Birigui. As aferições deverão ser assinaladas na carteira de vacinação já usada pela criança em toda a data que ela for vacinada. O teste deverá seguir o calendário de vacinação do Estado de São Paulo.

O teste será feito mediante uma gota de sangue adquirida por punção capilar de polpa digital aplicada sobre uma fita reagente de uma unidade portátil de medição de glicemia sanguínea”, diz trecho do anteprojeto de autoria da vereadora Dra. Osterlaine.

Assim que elaborada pelo Executivo e aprovada pela Câmara, a lei municipal receberá o nome de Lei Valentina, em homenagem a menina Valentina de Oliveira França, falecida em Birigui em 2013 vítima do diabetes. Seus pais, Andréia e Douglas Carvalho França, e o padrinho, Nilton França, estiveram na reunião realizada no Paço Municipal.

Com esse teste, o diagnóstico pode ajudar no tratamento precoce. Acredito que esta ação irá divulgar ainda mais sobre o diabetes. Gostaria que nenhuma outra família enfrentasse esse problema e que não tenham o desprazer de sofrer a fatalidade que sofremos”, comentou o pai de Valentina, Douglas França. Para ele, a movimentação e união dos envolvidos é uma ação nobre.

CONGRESSO

Segundo a gerente da ADJ de Birigui, Claudia Terensi, assim que a Lei Valentina estiver em andamento na cidade, a iniciativa dos envolvidos será enviada ao Congresso da Federação Internacional de Diabetes. O evento será realizado em novembro, em Vancouver.

A representante da ADJ lembrou que o diabetes é uma doença crônica causada pelo mau funcionamento do pâncreas, na produção de insulina ou quando o organismo não consegue absorver efetivamente a insulina que produz, aumentando a concentração de glicose no sangue. Ela afeta milhares de pessoas no mundo, sendo considerada uma epidemia. Dados IDF (Internacional Diabetes Federation) apontam que cerca de 250 milhões de pessoas são diabéticas no mundo. No Brasil, já são 11 milhões de portadores da doença”, falou Claudia.

Texto e fotos: Tiago Lotto

A Rádio Prefeitura ouviu a gerente da ADJ de Birigui, Claudia Terensi, e o pai da menina Valentina, Douglas França. Ouça abaixo.

Sonora:
Baixar Som