07/07/2015
Prefeito participa da abertura da Francal 2015; polo de Birigui conta com 25 empresas expositoras

O prefeito Pedro Bernabé participou da abertura oficial da 47ª Francal (Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios), principal evento do setor no País, que começou nesta segunda-feira (6 de julho) e segue até a próxima quinta-feira. A feira acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Neste ano, o polo calçadista de Birigui é representado por 25 empresas.

Bernabé foi convidado a compor a mesa diretora junto a representantes sindicais do setor calçadista e autoridades políticas, entre elas, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Também assistiram à cerimônia a secretária da Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Silvia Mestriner, e o presidente do Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Antenor Marques.

Em visita ao estande da Klin, o governador falou sobre a importância do polo calçadista biriguiense. "Birigui é um dos melhores "clusters" do Brasil, não só de calçado infantil, mas agora também outros calçados, como os femininos, com importância do ponto de vista social e econômico, pois gera muitos empregos. É um setor de ponta em termos de design, tecnologia e qualidade. Ficamos maravilhados com o calçado infantil de Birigui”, destacou Alckmin.

ESTANDES

O prefeito de Birigui, acompanhado da gestora da Sedecti, do presidente do Sinbi, do diretor do departamento municipal de Indústria, Fabiano Alves de Lima, do gerente interino do Sebrae de Araçatuba, Rafael Carmo, e da gestora de projetos industriais do Sebrae, Juliana Sanches, visitou todas as empresas biriguienses e desejou sucesso e bons negócios aos empresários.

Vinte micros e pequenas empresas estão no estande coletivo, subsidiado pela Prefeitura, Sinbi e Sebrae-SP. São elas: Aline/Pekito, Angipé, Araçá Baby, Art C, Cami, Dok, D'Karini, Grugui, JLM Injetados, Kidstep, Lig Lé, Marys, Meli, Monge, Piky, Pinókio, Plugt, Surf Rio, Yzzamelo e Wande/Pé de Miss. Outras cinco marcas participam em estandes individuais — La Femme, Pampili, Pé com Pé, Kidy e Klin.

“Birigui é uma cidade empreendedora, onde os empresários trabalham em favor do comércio, fortalecendo a renda e gerando muitos empregos. A presença dos expositores é uma maneira de dar visibilidade aos nossos produtos que são de boa qualidade. E a parceria da Prefeitura com o Sinbi e o Sebrae é importante, pois fortalece os elos das comunicações e o desenvolvimento da nossa cidade”, avaliou Bernabé.

NEGÓCIOS

A Francal é o evento oficial para o lançamento das coleções primavera-verão, e responsável por volume significativo dos negócios da cadeia produtiva do setor. Diante do atual cenário econômico do país, o polo calçadista de Birigui aposta na feira para a retomada das vendas no mercado interno neste segundo semestre, e para o fomento de negócios com o mercado externo.

“Os expositores desenvolveram um trabalho muito forte, trazendo novidades e melhorias das suas coleções, com cores, materiais e componentes diferenciados. A ideia de cada um (lojista) é conseguir se diferenciar no mercado. E apostamos nisso. Esperamos que a Francal seja o início da recuperação do nosso mercado em 2015”, afirmou o presidente do Sinbi.

Texto e fotos: Rafael Lopes

A Rádio Prefeitura ouviu o prefeito Pedro Bernabé, o governador Geraldo Alckmin, e o presidente do Sinbi, Antenor Marques. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som