08/07/2015
CONSCIENTI promoveu Mesa Redonda sobre Energia Sustentável; evento aconteceu na Acib

O CONSCIENTI (Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Birigui) realizou nesta terça-feira, dia 7 de julho, uma Mesa Redonda com a Profa. Dra. Elisabeth Marques Duarte Pereira, do Centro Universitário Una, que tratou a temática de energia e aquecimento solar e sustentabilidade.

O evento, articulado pelo empresário Luiz Antonio do Santos Pinto, ocorreu na Acib (Associação Comercial Industrial de Birigui) e contou com a presença de empresários do setor de aquecimento solar, pesquisadores da cidade, membros do CONSCIENTI e da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Silvia Mestriner.

A doutora Elisabeth é professora adjunta do Centro Universitário Una e coordena os projetos de pesquisa na área de Energia. Coordenou o GREEN SOLAR/PUC MINAS, de sua criação, de 1997 até setembro de 2009.

Ela trouxe para os participantes da Mesa Redonda sua experiência em Engenharia Térmica, já que tem vasto conhecimento nos temas energia solar térmica, coletores solares (desenvolvimento de novos protótipos e certificação), modelagem matemática, instalações de aquecimento solar e refrigeração solar, heliotermia, uso eficiente de energia, análise energética e cogeração.

Segundo o vice-presidente do CONSCIENTI, Renato de Bianchi, foi discutido na reunião as formas de utilização da radiação solar para a geração de energia e aquecimento de água, assim como os desafios que as empresas deste setor enfrentam para lidar tanto com a tecnologia quanto com sua relação com o mercado consumidor.

Foi apresentada, também, a tendência para as pesquisas nesse setor que, segundo a Profa. Elisabeth, consistem em encontrar formas de aumentar a eficiência dos coletores solares e na durabilidade dos equipamentos, tornando o investimento nestes equipamentos vantajosos para investidores e consumidores”, comentou Renato de Bianchi.

Para o vice-presidente do CONSCIENTI, o evento reforça as ações que estão sendo realizadas em Birigui para torna-la referência em desenvolvimento tecnológico e um polo metalúrgico com ênfase na energia e aquecimento solar.

Texto e fotos: Sedecti e CONSCIENTI