08/07/2015
Formação continuada evidencia o fazer pedagógico nos Centros de Educação Infantil do município

A Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 6 e 7 de julho encontro com professores, babás, educadores e gestores dos CEIs (Centros de Educação Infantil) para o compartilhamento de experiências e práticas educacionais bem-sucedidas desenvolvidas nas salas de aulas ao longo do primeiro semestre deste ano letivo. A reunião integra o projeto de formação continuada dos profissionais da rede municipal de ensino.

Foram três encontros, que tiveram como polos sedes os CEIs Lar Nossa Senhora das Graças, Maria Cecília de Lima Jardim Maroni e Dionísia Miragaia Carmine. Divididos por etapas de trabalho, os participantes fizeram as apresentações dos projetos didáticos planejados e desenvolvidos, e puderam refletir acerca das experiências vividas e dos resultados alcançados, ressaltando as aprendizagens que puderam ser construídas e consolidadas.

“As mediações dos gestores foram bastante construtivas e os educadores-expositores puderam refletir sobre momentos vivenciados, além de terem seus relatos enriquecidos com as sugestões recebidas pelos mediadores e por seus pares, num momento de troca de experiências e práticas pedagógicas”, informou a coordenação do departamento de Oficina Pedagógica.

REFLEXÃO

O principal objetivo da formação continuada para os CEIs, neste semestre, foi o de possibilitar, para todos os profissionais envolvidos, momentos de estudos, reflexões, planejamentos e avaliações de suas práticas, cuja intencionalidade dos momentos de rotina e atividades permanentes pudessem ser repensadas, a fim de evidenciar a intencionalidade pedagógica, o que potencializará o trabalho com as crianças de Educação Infantil matriculadas na rede municipal de ensino.

Texto e fotos: Secretaria Municipal de Educação